Uma batida entre duas balsas no rio Tocantins, em Porto Nacional, deixou feridos na manhã desta quinta-feira (15). O acidente aconteceu enquanto as embarcações faziam a travessia com vários veículos e pessoas. Não há mortes.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma das balsas cheia de ônibus e caminhões. A embarcação está com a lateral danificada exatamente na estrutura lateral onde as pessoas ficam sentadas durante a travessia.
Nossa equipe de reportagem ainda tenta contato com a Pipes, responsável pelas balsas que operam neste trecho e em outros do estado. Nas redes sociais, a empresa afirmou que todas as medidas estão sendo tomadas para amenizar os danos e foi enviada uma equipe especializada (administrativo, segurança e jurídico) ao local para apurar os fatos e dar assistência a todos os envolvidos.
A Polícia Militar informou que durante a batida, um dos veículos que estava em cima da balsa se moveu e atingiu cinco pessoas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro vítimas foram atendidas pela 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar e a outra pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Entre os feridos, um teria fraturado um dedo e a outro fraturado a perna. Uma das vítimas ficou gravemente ferida. Todos foram levados para o Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN).
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), todos seguem sob cuidados da equipe multiprofissional. Não foram divulgados detalhes sobre a situação deles.
A Marinha do Brasil foi acionada e está deslocando uma equipe para Porto Nacional, para investigar as circunstâncias do acidente.
Ponte em construção
O trecho do rio Tocantins em Porto Nacional tem uma ponte antiga, que atualmente está com o trânsito liberado apenas para carros de passeio. Uma nova ponte está sendo construída no local.
Essa nova estrutura foi contratada pelo governo do estado em maio de 2015, mas as obras só começaram em setembro de 2019. A entrega estava prevista para maio de 2023, mas acabou sendo adiada para julho de 2024.