A cidade de Araguaína está ganhando mais um reforço no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, esteve nesta terça-feira, 20, na cidade onde entregou uma viatura que será usada pela 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). O carro é um toyota yaris sedan fruto de doação do Ministério da Justiça e da Segurança Pública com valor de 127,8 mil.
Na ocasião, o secretário Wlademir Mota ressaltou os esforços da gestão em buscar recursos e melhorias para o combate à violência doméstica.
"O trabalho em conjunto com as instituições, a busca de recursos junto a parlamentares, o lançamento de aplicativos que facilitam a denúncia. Todas essas ações são rotina nesse governo porque tratamos com o máximo respeito e prioridade a prevenção e o combate à violência contra a mulher. Estamos atuando junto com a Secretaria da Mulher para viabilizar a implantação de uma Casa de Acolhimento em Araguaína e tomando as providências necessárias para que consigamos implantar a Central 24 horas. Tudo o que pudermos fazer para mudar a realidade, iremos fazer, a exemplo dessa viatura que hoje entregamos com muita satisfação e alegria", destacou.
Confirmando outras ações que vão contribuir com o trabalho da 3ª DEAM, o delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, informou que serão trocados todos os computadores da delegacia.
"Iremos trocar todos os computadores da DEAM. Isso, somado à viatura, vai fortalecer ainda mais o trabalho. E quero reforçar que os dados da DEAM não são apenas números, são mulheres sendo salvas todos os dias, que na medida do possível estão tendo seus direitos garantidos e a dignidade resgatada", ressaltou o delegado-geral.
Comemorando a entrega da viatura, a delegada regional de Araguaína, Ana Maria Varjal, falou da importância do novo instrumento de trabalho.
"Me sinto honrada em receber essa viatura que foi sonhada por nós há muito tempo. É mais um instrumento de trabalho que vai fazer com que o trabalho da DEAM seja feito com excelência. Aproveito para agradecer a cada policial civil da nossa regional, que trabalha com proatividade e comprometimento, o que é demonstrado na redução dos índices de criminalidade aqui de Araguaína. E é com esse trabalho que vamos continuar combatendo a violência contra a mulher. A Polícia Civil de Araguaína não admite que haja esse tipo de violência", destacou.
A delegada da 3ª DEAM, Sarah Lilian, também comemorou e fez questão de agradecer pela contribuição dada diariamente.
"Hoje é um dia de muita alegria para essa delegacia que trabalha incansavelmente dia e noite. Ontem, era 10 horas da noite e essa equipe estava atuando, salvando uma vítima de cometer suicídio, uma mulher que apanha todos os dias, grávida e que ainda sofre abuso sexual. E é isso o que a esta equipe faz, o que a Polícia Civil faz todo dia. Essa viatura vem para fortalecer ainda mais esse trabalho", finalizou.
Forças de segurança e instituições juntas
Além de policiais civis, o evento reuniu representantes da Polícia Militar, OAB, Guarda Municipal, Defensoria Pública, Secretaria da Mulher e Conselho da Mulher.
"Estou muito contente em ver essa viatura aqui porque estivemos em Palmas levando essa demanda ao secretário, juntamente com a demanda da Central 24 horas, e vejo que as coisas estão acontecendo. Estou muito feliz e esperançoso porque o secretário já informou que estão trabalhando na questão da locação do espaço para a central e espero que em breve estejamos juntos novamente fazendo mais essa entrega", destacou o defensor Sandro Ferreira.
A presidente do Conselho Municipal da Mulher de Araguaína, Rosemary Sobrinho complementou:
"Enquanto Conselho, estamos nos bairros de Araguaína e conhecemos a realidade e para mudar isso precisamos trabalhar de forma conjunta. Parabenizo as delegadas pelo trabalho e vamos continuar na busca para salvar mais mulheres."
A secretária da Mulher de Araguaína, Ângela Maria Silva, falou dos desafios da pasta e da parceria com a Segurança Pública.
"Estamos iniciando nossa atuação no município mas já, a partir de 1º de março, com uma programação voltada ao combate à violência contra a mulher. Nós parabenizamos a Polícia Civil pelo trabalho, nos colocamos à disposição e reafirmamos que não vamos tolerar a figura do agressor em nossa cidade", finalizou.