Mais de 11,4 mil doses da Qdenga, desenvolvida para proteger a população contra a dengue, chegaram ao Tocantins. A orientação do Ministério da Saúde é que crianças de 10 e adolescentes de até 14 anos recebam a dose. Mas nesta primeira fase, o imunizante será destinado a crianças e adolescentes tocantinenses de 10 e 11 anos.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a distribuição aos municípios vai começar na segunda-feira (26). Nesta sexta-feira (23), será feita a organização das doses.
A SES informou que fará uma reunião com representantes dos municípios que vão receber as doses para orientar sobre o manejo, materiais necessários e estratégias de aplicação da vacina.
O Ministério da Saúde publicou nota técnica em janeiro informando que 14 municípios foram selecionados para receberem as 11.540 doses.
Confira quantas doses cada um vai receber, conforme programação:
Palmas - 9.082 doses;
Miracema do Tocantins - 544 doses;
Miranorte - 367 doses;
Rio dos Bois - 92 doses;
Rio Sono - 148 doses;
Novo Acordo - 143 doses;
Aparecida do Rio Negro - 166 doses;
Lajeado - 116 doses;
Santa Tereza do Tocantins - 105 doses;
Tocantínia - 352 doses;
Lagoa do Tocantins - 135 doses;
Fortaleza do Tabocão - 116 doses;
São Félix do Tocantins - 69 doses;
Lizarda - 102 doses.
Quem determinou a quantidade de doses para cada cidade foi o próprio Ministério da Saúde, que segundo a SES levou em consideração o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses para a população-alvo conforme a disponibilidade e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.
O Tocantins tem uma população de 28.805 crianças e adolescentes, portanto a SES ressaltou que serão necessárias 58 mil doses para atender a demanda. Mas a quantidade enviada vai ajudar a reduzir o número de hospitalizações por complicações da doença, segundo a gerente de imunização da SES, Diandra Sena.
"As doses destinadas para aplicação da segunda dose (D2) serão enviadas posteriormente, considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema da vacinação. E é importante que os municípios acompanhem as informações compartilhadas pela SES-TO sobre envio e recomendações de faixa etária para aplicação”, completou Diandra.
Números da dengue no TO
Conforme o monitoramento da doença registrado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o Tocantins teve 148 casos confirmados até o dia 21 de fevereiro. Notificados são 3.118 casos.