Pelo cenário atual, Araguaína caminha para uma disputa com poucos candidatos a prefeito. Os nomes cotados são o do atual gestor, Wagner Rodrigues (UB), que disputará a reeleição e do deputado estadual Jorge Frederico (REP), que vem apoiado pelo governador Wanderlei Barbosa.
Deputado estadual Jorge Frederico
Entre 2018 e 2022, Jorge Frederico obteve um expressivo crescimento de seus votos em Araguaína, passando de 8.619 para 12.443, sendo o candidato a deputado estadual mais votado na cidade.
Com o apoio do governador Wanderlei Barbosa, a pré-campanha de Jorge Frederico está a todo vapor, tanto nas ruas quanto nas redes sociais.
Prefeito Wagner Rodrigues
Wagner Rodrigues tem se destacado por ser um prefeito acessível à população e fazer uma gestão com grandes obras, mas sem esquecer da parte social. Ele tem o apoio dos três senadores do Tocantins: Eduardo Gomes (PL), Irajá (PSD) e Professora Dorinha (UB). Recentemente trocou o Solidariedade pelo União Brasil, partido presidido no Estado pela senadora.
Wagner ainda tenta selar uma aliança com o deputado federal Alexandre Guimarães (REP). Por outro lado, está correndo o risco de perder um grande aliado, o deputado estadual Marcus Marcelo (PL), que anda insatisfeito com a gestão municipal há muito tempo e pode migrar para a base do governo do Estado.
A disputa pelo apoio de Alexandre Guimarães
Habilidoso e com bom trâmite no meio político, o deputado federal Alexandre Guimarães é considerado uma peça chave nas eleições municipais de Araguaína. Por isso, seu apoio vem sendo disputado pelos dois principais candidatos a prefeito da cidade, o deputado estadual Jorge Frederico e o prefeito Wagner.
Além de contar com um grupo forte em Araguaína, Alexandre Guimarães está prestes de ter o comando do MDB no Tocantins, o que lhe concede ainda mais importância no tabuleiro político de 2024.
Em entrevista a jornalista Maju Cotrim do site Gazeta do Cerrado, Alexandre disse que ainda não se decidiu sobre quem irá apoiar:
“Não tenho reciprocidade política com nenhum dos dois, ninguém me apoiou, eu não tenho essa paixão”, chegou a dizer sobre o atual prefeito Wagner Rodrigues e o deputado Jorge Frederico, os dois principais concorrentes."
"A base que me apoiou em Araguaína e que me fizera o mais votado de Araguaína não veio do Wagner e não veio de Jorge Frederico, não tenho reciprocidade eleitoral com nenhum dos dois”, disse.
Disputa promete ser acirrada antre os grupos
A disputa entre Wagner e Jorge Frederico promete ser acirrada. Ambos os pré-candidatos representam grupos fortes no município com lideranças de peso dos dois lados.
Com a filiação de Wagner ao União Brasil consolida a divisão do palanque palaciano em Araguaína. Como Dorinha e o UB são membros da majoritária vitoriosa das eleições de 2022, com ela aliada a Wagner, os governistas vão divididos para as disputas municipais de 2024 em Araguaína.
Já o governador Wanderlei Barbosa não deixa dúvidas de que estará de corpo e alma na campanha de Jorge Frederico.
Em visita a Araguaína no último dia 19 o governador foi enfático:
“O apoio ao Jorge é sinalização total. O Jorge é o meu candidato em Araguaína, o candidato do meu partido!.”
"E eu vou trabalhar com ele. E, claro, vou buscar para junto com o Jorge, os companheiros meus. Aqueles que puderem estar conosco, vamos buscar para estar com a gente. Completou o governador, reforçando. “Vamos trabalhar para termos na campanha do Jorge uma referência importante nessas eleições, disse Wanderlei.
Como se vê a disputa pela prefeitura de Araguaína em 2024 terá fortes emoções e o eleitor araguainense está atento ás movimentações de ambos os grupos.