05/03/2024 às 08h33min - Atualizada em 05/03/2024 às 11h51min

Operação Ruach: Gaeco apura crimes na compra de respiradores em Gurupi durante a pandemia de Covid-19

Operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Polícia Civil e Científica, cumpre 17 mandados em operação. Investigação apura superfaturamento.

- Correio do Tocantins

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na manhã desta terça-feira (5) em uma operação que investiga supostas fraudes na compra de respiradores mecânicos, pela prefeitura de Gurupi, durante a pandemia de Covid-19.

Um dos mandados foi cumprido na Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi. A prefeitura da cidade disse que os fatos aconteceram na gestão anterior e colabora com as investigações. 

A ação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO), com apoio da Polícia Civil e Polícia Científica. Foram 17 mandados cumpridos em residências e empresas nas cidades de Gurupi, Porto Nacional, Palmas e Nerópolis (GO).

São investigados ex-gestores públicos, servidores públicos e empresários. Eles teriam agido de forma articulada, promovendo o desvio de recursos públicos municipais por meio de contratação superfaturada e sem licitação.

Segundo o MPE, a investigação apontou que os respiradores foram adquiridos em agosto de 2020 sob a justificativa de urgência para ampliação dos leitos de suporte ventilatório na unidade de Pronto Atendimento (UPA). Apesar da urgência alegada, segundo o MPE, os respiradores nunca chegaram a ser instalados.

 

A investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado apura os crimes de fraude à licitação, organização criminosa e desvio de verba pública.

O termo “ruach”, que dá nome à operação, significa “vento“, “sopro” ou “respiração” em hebraico.


O que diz a prefeitura de Gurupi

A Prefeitura de Gurupi informa que a decisão judicial apresentada pelos policiais na Secretaria de Saúde (Operação Ruach), é relacionada a aquisição de respiradores para atendimento a pacientes na pandemia de COVID-19, realizada no ano de 2020, portanto na gestão anterior.

A Prefeitura de Gurupi esclarece também que colabora com as investigações e prestará todas as informações que forem solicitadas.


Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Gurupi


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp