22/04/2024 às 21h29min - Atualizada em 22/04/2024 às 21h29min

Mais de 100 vagas para novos cursos de licenciatura na UFT estão abertas

O processo seletivo será feito em etapa única por meio de Análise Curricular. As inscrições iniciam no dia 23 de abril e seguem até 12 de maio, realizadas via internet

- Correio do Tocantins

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) oferta 110 vagas para três novos cursos de licenciatura: Intercultural Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação Bilíngue de Surdos. O processo seletivo será feito em etapa única por meio de Análise Curricular. As inscrições iniciam no dia 23 de abril e seguem até 12 de maio, realizadas via internet, através do endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br.

Licenciatura Intercultural Indígena

Este curso é voltado para indígenas (professores ou não) que desejam conquistar uma formação docente. Trata-se de um curso de 1ª licenciatura – 4 anos – no Câmpus de Palmas. São ofertadas 40 vagas.

Licenciatura Bilíngue de Surdos

Este curso é voltado para professores (surdos e não surdos) de diferentes áreas que atuam na educação e população surda que desejam conquistar a formação em Educação Bilíngue de Surdos. Trata-se de um curso de 2ª licenciatura – 2 anos – no Câmpus de Palmas, e por isso é obrigatório comprovar a formação em um curso de licenciatura. São 40 vagas no total.

Licenciatura Educação Escolar Quilombola

Este curso é voltado para a comunidade quilombola (professores ou não) que desejam a formação específica de educação escolar quilombola. Este curso será ofertado no Câmpus de Arraias e é 1ª licenciatura – 4 anos, com 30 vagas no total.

Quem pode participar?

Os cursos da UFT são para atender uma demanda de formação de indígenas, quilombolas e pessoas surdas. Todos os alunos indígenas, quilombolas e pessoas surdas terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 700,00 do início ao fim do curso.

 

Parfor Equidade

Os novos cursos são do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – Parfor Equidade, uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), idealizada junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) que visa formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância.


De acordo com a coordenadora do Parfor na UFT, Carolina Machado, os três novos cursos são parte das ações de expansão da universidade. “No decorrer dos últimos 20 anos, a UFT vem assumindo um papel de excelência acadêmica e científica na região Norte do Brasil e no estado do Tocantins e tem ampliado de maneira rápida e sustentável a oferta de vagas em cursos de graduação, e estes 3 novos cursos de licenciatura do Parfor são parte das ações de expansão da UFT.”


Confira todas as informações no edital do certame, publicado no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese). Clique aqui.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp