Quatro campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) estão sem aulas nesta segunda-feira (29), devido à greve dos servidores, que atinge diversas instituições de ensino federal no país. As atividades foram suspensas nas unidades de Dianópolis, Colinas do Tocantins, Palmas e Porto Nacional.
Em nota, o IFTO disse que o direito de greve é assegurado constitucionalmente e compete a cada servidor a adesão ao movimento. As atividades institucionais seguem funcionando nas unidades em que não houve suspensão das aulas.
Segundo o IFTO, as atividades dos cursos ofertados em parceria com a UAB (modalidade EAD) não serão interrompidas. Assim como os cursos de Pós-Graduação e os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).
As aulas do Centro de Idiomas do Campus Palmas, que seguem calendário próprio, também terão continuidade.
Nas redes sociais, o campus de Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) informou que as aulas seriam suspensas na quarta-feira (17). Professores e técnicos do campus aderiram à greve nacional dos Servidores Federais da Educação Profissional e Tecnológica no dia 11 de abril.
Segundo o Instituto, posteriormente um novo calendário será elaborado. A decisão levou em consideração fatores como:
A imprevisibilidade do avanço das adesões e as dificuldades em gerir o horário regular de aulas;
A segurança dos estudantes;
A minimização dos gastos e esforços para acompanhar uma oferta parcializada dos serviços;
A unificação da estratégia de reposição que será necessária após a greve.
Conforme o IFTO, a avaliação dos impactos do movimento de greve será contínua, reforçando junto às entidades sindicais necessidade de manutenção dos serviços essenciais da instituição no decorrer do processo.
A indicação desses serviços será realizada mediante informativo da equipe gestora aos sindicatos.
O que diz o IFTO
O IFTO informa que o direito de greve é assegurado constitucionalmente e compete a cada servidor a adesão ao movimento. Nesse sentido, esclarece que as atividades institucionais estão em funcionamento nas unidades do IFTO, nas quais não houve suspensão das aulas, em virtude da adesão de servidores ao movimento grevista.
Até o momento estão com as aulas suspensas as unidades de: Dianópolis, Colinas do Tocantins e Porto Nacional. Na unidade de Palmas, a suspensão das aulas teve início nesta segunda-feira, 29. Continuarão em funcionamento as atividades dos cursos ofertados em parceria com a UAB (modalidade EAD), os cursos de Pós-Graduação e os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). As aulas do Centro de Idiomas do Campus Palmas, que seguem calendário próprio, também terão continuidade.
Os gestores estão empenhados em manter o diálogo com as entidades sindicais e com toda a comunidade do IFTO para que esse processo ocorra de maneira transparente e democrática. Assim, avaliação dos impactos do movimento de greve será contínua, reforçando junto às entidades sindicais necessidade de manutenção dos serviços essenciais da instituição no decorrer do processo. A indicação desses serviços será realizada mediante informativo da equipe gestora aos sindicatos.