10/03/2022 às 17h31min - Atualizada em 10/03/2022 às 17h31min

Serviço de Atenção Domiciliar de Araguaína completa 10 anos com mais de 2 mil pessoas atendidas

Programação de aniversário contou com palestras, mesa redonda e visitas técnicas para aperfeiçoamento do serviço que é voltado aos usuários que apresentam dificuldades de locomoção e precisam de cuidados pós-operatórios, paliativos e de reabilitação

Marcos Sandes/Ascom
 Nesta quarta-feira, 9, a psicóloga Wilbiane Trindade ministrou uma palestra motivacional para os cuidadores e familiares
 

A Prefeitura de Araguaína realizou um evento em comemoração aos 10 anos do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), nesta quarta-feira, 9, que contou com mesa redonda, palestra motivacional, de aperfeiçoamento e visitas técnicas de profissionais do SAD de outros estados do país: Brasília, Rio de Janeiro e Tocantins.
 
Desde que o SAD foi implantado em janeiro de 2012 e mais de 2.000 pessoas já foram atendidas no município. "Araguaína está sendo referência para outros municípios, prefeitos de outras cidades estão vindo nos visitar para saber como conseguimos prestar essa assistência na área da saúde", afirmou o Secretário de Gabinete, José Miguel Filho.
 
O SAD é voltado aos usuários que apresentam dificuldades de locomoção e precisam de cuidados pós-operatórios, paliativos e de reabilitação. Atualmente, 62 araguainenses recebem a assistência profissional e outros benefícios, como dispensação de oxigênio em cilindros. A equipe é formada por 20 profissionais dentre médicos, nutricionistas, enfermeiras, odontólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.
 
Primeira palestra
A programação de aniversário, na manhã de quarta-feira, 9, contou com a palestra motivacional para os Cuidadores e Familiares, ministrada pela psicóloga Wilbiane Trindade, abordando sobre a importância de ir além da linguagem técnica no atendimento e oferecer a humanização e acolhimento ao paciente, além de preparar emocionalmente a família que está cuidando de um parente acamado.
 
A aposentada de 74 anos, Maria Terezinha Freitas esperava no auditório ansiosa pela palestra e elogiou a assistência que seu marido recebe do SAD há um ano, após perder os movimentos dos joelhos. "Eu gosto muito, acho o atendimento excelente, meu marido tem fisioterapia, atendimento odontológico e outras consultas médicas. Estou na expectativa e otimista que essa palestra irá me dar dicas para no cuidado do meu esposo".
 
Melhor em casa
Em seu discurso, a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, mencionou os benefícios do paciente ser atendido em casa. "Melhora e amplia a assistência do SUS (Sistema Único de Saúde). Estudos ainda apontam que o bem-estar, carinho e atenção da família aliados a assistência de saúde, são elementos importantes para a recuperação das doenças".
 
Avanços
A secretária da Saúde citou os avanços obtidos desde a estruturação até a informatização dos processos para ampliar os serviços nesses últimos anos. "Adquirimos novos equipamentos hospitalares, odontológicos e de fisioterapia, carro para o deslocamento seguro da equipe, conseguimos um local para os serviços, adquirimos tabletes para trabalharmos com a informatização nos procedimentos e contratamos mais profissionais", finalizou.
 
Programação
O evento contou ainda com uma palestra transmitida remotamente sobre Critérios de Elegibilidade, Alta e Exclusão, que foi ministrada pela médica e referência técnica em atenção domiciliar do Ministério da Saúde, Mariana Borges, e uma Mesa Redonda sobre o Foco, Missão e Objetivos do SAD sob o direcionamento do direto, que foi apresentada pelo diretor do SAD do Rio de Janeiro, Júnior Curcino.
 
Além dos secretários municipais e familiares dos pacientes, participaram do evento o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Marques Elex, representante do SAD do Tocantins de Porto Nacional, cuidadores, diretores e superintendentes da Saúde de Araguaína.


Em seu discurso, a secretária da Saúde Ana Paula Abadia, citou os avanços obtidos desde a estruturação até a informatização dos processos para ampliar os serviços do SAD, nesses últimos anos

Além da palestra, para os familiares que estiveram presentes no auditório da AOB, foram distribuídas cestas básicas e fraldas
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp