Mais uma etapa para a construção do hospital de Palmas foi realizada. A prefeitura e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) assinaram o Protocolo de Intensões para que seja feito o Hospital Municipal Universitário (HMU). A obra é estimada em mais de R$ 230 milhões.
Conforme a prefeitura, o hospital terá 400 leitos de internação, com 70 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 16 salas de cirurgia e um ambulatório de especialidades, com 46 consultórios e exames de diagnóstico, dispostos em uma área total de 48 mil metros quadrados.
A área é a junção de dois terrenos doados pelo Governo do Tocantins, um para a UFT e o outro para a Prefeitura de Palmas, que aguarda o trâmite cartorário para receber o título da área.
Com esse arranjo, a construção do hospital será conduzida pela UFT, que cuidará do processo licitatório. A gestão será feita pelo município de Palmas, enquanto a gerência ficará a cargo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O HMU atenderá as demandas da população de Palmas e as necessidades de ensino, pesquisa e extensão na área de saúde. Será construído na avenida NS-01, na quadra ACSU-SO 130.