Com a chancela do governador, vice, presidente da Aleto, deputados e líderes regionais, o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) lançou oficialmente sua pré-candidatura à prefeitura de Araguaína nas eleições de 2024. O evento, que reuniu uma multidão no Ginásio do Sesc na noite desta quinta-feira (20), trouxe o lema “Araguaína Pode +”. A aliança política é formada por cinco partidos, a saber: Republicanos, PDT, PP, PRTB e Solidariedade.
Chancela
Presente no evento, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres, destacou que Jorge nasceu na cidade, tem história em Araguaína, serviços prestados e possui o respaldo e apoio da população. E que, e o grupo de apoio, eles, vai chancelar a candidatura com emendas, parcerias do governo e apoio de deputados.
“Deus preparou você para estar preparado agora ser prefeito de Araguaína.”
“Vestindo a camisa"
Vestido na camisa da pré-campanha, o governador Wanderlei Barbosa foi o penúltimo a falar e justificou que Jorge seria o último por ser a estrela do evento. Assegurou que também vai dar todo apoio ao projeto de Frederico durante a corrida rumo à prefeitura de Araguaína.
"Jorge Frederico é a mudança, a mudança para melhor. Quem mexe com política tem que gostar das pessoas. Tem que sair e abraçar, tem que sorrir para as pessoas. (...) O coração do Jorge é de Araguaína. Araguaína sabe o quanto Jorge trabalha por ela. Pontuou Wanderlei, chancelando seu apoio.
“Jorge é um companheiro que está comigo em todos os momentos. (...) Eu quero dizer a você, meu irmão, eu sou governador em determinado momento. Mas eu sou mesmo é cabo eleitoral seu. Eu vou caminhar nas ruas de Araguaína, junto com você”. Garantiu Wanderlei ao pré-candidato a prefeito Jorge Frederico.
Wanderlei reconheceu que Araguaína é maravilhosa, mas pontuou que com Jorge, a cidade vai ser muito melhor.
“Jorge é o nome do desenvolvimento, é o nome do progresso.” Frisou, que por sua vez, defendeu ser o momento de promover mudanças no poder municipal, pois o grupo Dimas-Wagner já está há 12 anos no poder.
Ainda durante discurso, alfinetou o grupo adversário, dizendo que “quando começam a inventar pesquisa” é “porque estamos incomodando”. Provocou Wanderlei.
Sonho de duas décadas
Último a falar, já emocionado pelas manifestações de apoio de aliados e do público presente, Jorge abriu mão do discurso escrito, para, segundo ele, falar o sentimento que tomava conta do coração. Neste sentido, relembrou a memória e o legado do pai, o radialista e dono de cartorário e pioneiro da cidade, Jardenir Jorge Frederico, que morreu em 2019.
“Sinto a presença dele neste momento.”
Também revelou publicamente que desde o início da carreira política, há duas décadas, alimentou o sonho de ser prefeito da capital econômica do Estado.
Ele relembrou o número de votos de cada eleição que concorreu e destacou que o apoio popular só aumentou com crescente votação em Araguaína.
"Gente, estou tão emocionado. Eu sonhei, durante toda a minha história, de 20 anos de vida pública. Foram 20 anos sonhando esse momento. Vinte anos, que o primeiro passo da minha primeira candidatura, eu falei: um dia eu vou comandar o meu povo.
Relembrou Jorge, destacando ser araguainense raiz e estar preparando para conduzir a cidade.
“Não tem como mudar a vida do seu povo se você não conhece a história, a tradição, a cultura do seu povo. (...) Eu tenho compromisso com essa cidade de entregar o melhor serviço público da história da minha cidade. Vamos fazer dessa cidade a capital da oportunidade, a capital do emprego. Vamos acabar com a fábrica de multas”. Frisou Jorge, concluindo que essa é a campanha da mudança.
Presenças
O evento contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, do vice- governador Laurez Moreira, do presidente da Aleto Amélio Cayres, dos deputados federais Ricardo Ayres e Vicentinho Júnior. Além dos deputados estaduais Marcus Marcelo e Vanda Monteiro, o ex-deputado Elenil da Penha e a ex-deputada Luana Ribeiro.
Também participaram ex-vice governador, Paulo Sidnei e de Raimundo Palito, ex- coordenador das campanhas de Dimas e Wagner. Além da presença de pré-candidatos a vereador, líderes regionais, apoiadores e simpatizantes do projeto.