Cinco cidades do Tocantins vão eleger uma quantidade maior de vereadores em comparação à eleição passada. Isso porque o número de eleitores desses municípios aumentou, segundo os dados do último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mais cadeiras devem ser colocadas no plenário de Palmas, que hoje conta com 19 representantes. A partir de 2024, são 23 vereadores vão compor a Câmara Municipal. Em Araguaína serão eleitos 19 vereadores, dois a mais que na eleição passada.
Em Gurupi, no sul do estado, também houve mudanças. Passou de 15 para 17 vagas. Paraíso do Tocantins agora deve contar com 15 parlamentares e Lagoa da Confusão com 11. Isso acontece porque a quantidade de moradores que define a necessidade de mais representantes.
"A gente conseguir monitorar, ter um retrato preciso é fundamental para que essa ação seja precisa tanto do poder público quanto da iniciativa privada", afirma Paulo Ricardo Amaral, superintendente do IBGE no Tocantins.
Em Taguatinga, a Justiça decidiu reduzir o número de vereadores da cidade, caindo de 11 para 9 vagas. Isso aconteceu depois que o censo do IBGE apontou uma queda no número de moradores da cidade.
A alteração na quantidade de parlamentares de um município acontece através de alterações na lei orgânica, feita em votação da Câmara de Vereadores. Para isso, é necessário haver votação de dois terços da maioria dos parlamentares.