A semana começou com chuvas em várias cidades do Tocantins e a previsão é que mais água caia durante a semana. O Tocantins está com dois alertas que vão até 10h desta terça-feira (22), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O alerta laranja, que significa perigo, cobre a maior parte do estado, com exceção da região do Bico do Papagaio, que está coberta pelo aviso amarelo de perigo potencial.
Nesse período, as cidades podem registrar chuvas com 30 a 60 milímetros de água por hora ou 50 e 100 milímetros de água por dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h.
Previsão do tempo ️️
Em Palmas, nesta terça-feira (22), há possibilidade de chuvas isoladas pela manhã, pancadas de chuvas pela tarde e muitas nuvens com chuvas isoladas durante a noite. A temperatura máxima será de 31 ºC e mínima de 24 ºC.
Conforme o Inmet, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas até a próxima sexta-feira (25) na capital. A máxima pode chegar a 35 graus e mínima deve se manter nos 24 graus.
No norte do estado, em Araguaína, deve chover na terça-feira. A temperatura máxima será de 31 ºC e mínima de 24 ºC. Ao longo da semana a previsão é de muitas nuvens, mas sem pancada de chuva. Até sexta a máxima pode chegar a 38 ºC.
Em Gurupi, no sul do estado, a previsão é de chuvas durante toda a terça-feira com trovoadas pela tarde. A temperatura mínima será de 24 ºC e máxima de 34 ºC. Mais chuvas devem ser registradas, já que segundo o Inmet, é previsto muitas nuvens com pancadas de chuvas isoladas até sexta-feira.
Na região do Bico do Papagaio, em Augustinópolis, há possibilidade de chuvas isoladas pela manhã e tarde na terça-feira. A máxima é de 35 ºC e mínima de 24 ºC. Durante a semana apenas muitas nuvens, sem previsão de chuvas, segundo o Inmet. Temperatura máxima pode chegar a 38 ºC.
Os dados da previsão do tempo foram checados no site do Instituto Nacional de Meteorologia nesta segunda-feira (21).
Cuidados com chuvas fortes ️
Em caso de rajadas de vento não ficar abrigado debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Em caso de acidente ligar para Defesa Civil pelo 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo 193.