03/12/2024 às 14h43min - Atualizada em 03/12/2024 às 14h43min

COLINAS | Eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal começa a movimentar bastidores

A 28 dias da posse dos novos vereadores eleitos para o parlamento municipal, a movimentação visando a eleição da nova Mesa Diretora começa a esquentar

Thiago de Castro - Correio do Tocantins

A eleição para a presidência da Câmara Municipal de Colinas do Tocantins, na região médio norte do estado, já registra  movimentações nos bastidores, com foco no comando do Legislativo do maior município da região.

Até o momento o nome que desponta nos bastidores é o do vereador Augusto Agra do União Brasil, que busca construir uma candidatura de consenso no parlamento municipal e que conta também com o aval do prefeito Kasarin.

A informação é a de que o grupo que compõem a base do governo estaria unida em torno de um único nome e que estaria em diálogo com outros vereadores para construir um consenso para a eleição em 1 de janeiro.

Augusto Agra(UB) é do partido do prefeito reeleito de Colinas Dr. Kasarin. Ambos tiveraram votações expressivas nas eleições deste ano. Kasarin obteve 14.098 votos, a maior votação da história do executivo no município e Augusto obteve 1.102 votos, também a maior votação para o legislativo.

Outra candidatura

Um pequeno grupo tenta até o momento articular uma segunda candidatura a presidência da Câmara, mas sem sucesso até o momento. Como a ampla maioria dos vereadores eleitos para a nova legislatura foram eleitos na base do prefeito Kasarin(9 dos 13 eleitos) a margem para uma candidatura fora desse grupo com o mínimo de viabilidade torna-se improvável.

Observação deste colunista

 

Eleição para a mesa diretora da Câmara de vereadores é sempre uma eleição difícil e com uma certa dose de imprevisibilidade. 

Tenho acompanhado ao longo dos anos várias eleições e em cada uma delas, confesso, não deixo de me surpreender com o que vejo e ouço nos curiosos bastidores da política tocantinense. Faltam 28 dias para a posse dos novos eleitos e para a eleição da mesa diretora, até lá tudo e mais um pouco pode acontencer, inclusive nada. 

Gosto sempre de citar nesses casos, uma frase célebre de Magalhães Pinto, um longevo político mineiro que dizia: "Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou."

Como está a "núvem" da política em Colinas no momento? No momento tudo tem se encaminhado para que o prefeito Kasarin tenha nesse segundo mandato a frente do executivo uma base sólida na Câmara municipal, diferente do primeiro mandato, onde sua relação com o legislativo foi marcada por diversos embates e conflitos. 

Os ventos mais calmos entre executivo e legislativo nesse proximo mandato serão fruto da votação acachapante que recebeu nas urnas este ano, varrendo a oposição mais dura a seu governo como um verdadeiro tsunami.

E a eleição da mesa diretora? Bom... essa vamos continuar acompanhando de perto, com apenas uma dúvida: será com emoção ou sem emoção?

Matéria atualizada as 17:16hrs


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp