A Universidade Federal do Tocantins (UFT) anunciou que vai substituir o vestibular unificado em 2025 para o novo exame de ingresso ao ensino superior na instituição. O novo modelo adotado será o Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato).
Todos os anos, o programa de vestibular unificado era aplicado no primeiro e no segundo semestre para selecionar os novos estudantes. As provas eram aplicadas pelos períodos matutino e vespertino, divididas em questões discursivas e redação, nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de ciências da natureza e suas tecnologias.
O anúncio da substituição aconteceu nesta segunda-feira (16). A UFT informou também as datas das provas para 2025. No primeiro semestre elas serão aplicadas dia 18 de maio de 2025. O edital da primeira edição está previsto para ser publicado em fevereiro.
Já no segundo semestre as provas estão previstas para dia 19 de outubro de 2025.
Os resultados da primeira edição do Exato, realizada no último domingo (15), serão divulgados no final de janeiro.
De acordo com a universidade, o ExaTO não é um processo seletivo, mas sim um exame de habilitação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota do ExaTO permitirá que estudantes participem de diversos processos seletivos da UFT, concorrendo a vagas regulares (antigas vagas do vestibular), vagas remanescentes e vagas de mobilidade acadêmica em seleções complementares.