Ao fim dos quatro anos de mandato, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) cumpriu sete de 36 promessas apresentadas durante sua campanha nas Eleições de 2020, conforme levantamento feito pelo g1. Outros 12 projetos foram entregues parcialmente e 17 não foram concluídos.
As promessas listadas constam em um programa de governo registrado no TSE, em entrevistas e debates. O g1 levantou tudo e separou o que pode ser claramente cobrado e medido.
O levantamento vem sendo elaborado desde o início do mandato da atual prefeita. Mesmo sendo procurado, o município não se posicionou sobre o status final das promessas ao fim do mandato.
Veja cada uma das promessas e o que aconteceu com cada uma delas
Promessas cumpridas
Ao fim dos quatro anos de mandato, Cinthia Ribeiro cumpriu as promessas de:
Realizar concurso público para educação;
Implantar uma biblioteca municipal digital;
Realizar o evento Palmas Summit;
Organizar 18 campeonatos esportivos em diferentes modalidades;
Implantar um horto florestal;
Implantar três unidades dos serviços ambulatoriais de saúde mental;
Implantar linhas do transporte público turístico;
Promessas cumpridas em parte
Entre os projetos que foram parcialmente executados está a construção de cinco Centros de Educação Infantil (CMEI), sendo dois de educação inclusiva. Ao longo dos quatro anos de mandato, foram construídos os cinco CMEIs, mas o município não informou se algum deles é de educação inclusiva.
A ampliação do calendário de eventos culturais também foi parcialmente cumprida, pois, embora o município tenha realizado ações, outras que estavam previstas na promessa não foram realizadas como o ‘Salão do Livro de Palmas’, o ‘Palmas Sol Festival’ e o ‘Quinta Mix’.
A promessa de construir mais 4 mil novas unidades habitacionais também foi parcialmente cumprida, pois, conforme informado pelo município em junho de 2024, foram entregues 1.251 unidades habitacionais pelo Minha Casa Minha Vida em 2023 e 832 unidades habitacionais pelo Casa Verde e Amarela, totalizando 2.083 moradias.
Outras promessas com estes status são: criar o Orquestra Sinfônica de Palmas, reformar estruturas esportivas, em que deveriam ter sido reformados o Estádio Nilton Santos, o Kartódromo Rubens Barrichello, e o Ginásio Ayrton Senna, além de quadras poliesportivas; e substituir toda a iluminação pública por lâmpadas LED, entre outras.
Promessas não cumpridas
Entre os projetos que não foram concluídos durante os quatro anos de mandato está a construção de quatro escolas de tempo integral, sendo uma agrotecnológica. Não houve entrega de novas Escolas de Tempo Integral (ETI), mas o município afirmou que fez ampliação de cinco unidades. No dia 12 de dezembro de 2024 foi assinada ordem de serviço para uma ETI, mas não foi informado quando as obras vão começar.
A prefeita também não cumpriu a promessa de implantar um Hospital Escola Municipal e um Hospital de Referência para cirurgias eletivas. Embora tenha feito tratativas para construir um hospital em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e contratado uma ala do Hospital Padre Luso para realizar cirurgias eletivas, não há prazo de quando os serviços começarão.
Entre as demais promessas que estão com o status de não cumprido estão: construir um Centro de Atendimento ao Idoso; construir um condomínio destinado a idosos; duplicar trecho de três avenidas e construir uma ciclovia na Serra do Limpão, entre outras.