O Tocantins deve enfrentar tempo fechado e temporais intensos durante esse fim de semana. Dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estão valendo até a manhã deste domingo (12). Entre eles está o laranja, que prevê maior volume de chuva e ventos intensos.
Conforme o alerta laranja, considerado de perigo, pode cair de 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia de chuva, com ventos intensos que vão de 60-100 km por hora.
Já o amarelo, de perigo em potencial, a chuva é mais amena, caindo entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos intensos de 40a 60 km por hora.
Entretanto, por causa do alerta laranja, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas durante os temporais.
Tempo nas cidades
Na capital, os palmenses vão ter o tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura vai variar de 24°C a 30°C neste sábado (11). No domingo (12), a temperatura cai um pouco, e vai de 23°C a 29°C.
Em Gurupi, na região sul, também tem previsão de tempo nublado e temporais. A temperatura vai de 23°C a 29°C no sábado e de 24°C a 29°C no domingo.
No norte, em Araguaína, o sábado pode ter sol, mas o tempo vai ter momentos nublados, com temperatura de 24°C a 21°C. No domingo a previsão vai variar de 24°C a 30°C.
O que fazer durante os temporais?
Nesse período de chuvas a Energia, concessionária de energia elétrica do estado, recomenda algumas ações para evitar acidente durante temporais.
Quando estiver em casa, evite manusear aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou pés descalços e tocar nas partes metálicas dos objetos, prevenindo o risco de choque. Essa dica vale para qualquer período do ano, mas em dias de chuva a recomendação é ter mais atenção;
Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela. As paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos;
Não faça manutenções quando estiver chovendo. Em telhados, existe o risco de ser atingido por raios e em equipamentos elétricos ligados à tomada há chance de choque. Em caso de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa, desligue imediatamente o disjuntor;
Se estiver na rua e começar a chover fique longe de campos abertos, piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados. Evite encostar em grades e objetos metálicos, não se abrigue em lugares descampados, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica;
Se observar fios caídos, objetos ou pessoas em contato com a rede elétrica, galhos ou árvores entre a fiação, não se aproxime e ligue imediatamente para Energisa;
Se observar algum objeto que foi arremessado na rede elétrica, como placas, árvores, entre outros, não se aproxime ou tente afastar a fiação. Entre em contato com a Energisa e aguarde em local seguro, longe dos fios.