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09/01/2025 às 11h50min - Atualizada em 09/01/2025 às 11h50min

Em Araguaína Prefeito Wagner faz reforma administrativa e reestrutura secretarias para novo mandato; veja como ficou

Prefeito disse que não haverá impacto no orçamento municipal de 2025.

- Correio do Tocantins

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, está promovendo uma reforma administrativa em secretarias e autarquias do município. O Projeto de Lei que propõe a reestruturação e desmembramento de algumas secretarias foi aprovado pela Câmara de Vereadores, em sessão extraordinária, no último dia 2 de janeiro, e sancionada nesta segunda-feira (6).

"A reestruturação é baseada em princípios de economicidade e eficiência, direcionando um uso mais racional dos recursos financeiros, humanos e materiais, além de atender às demandas administrativas e sociais do município com mais agilidade e qualidade”, justificou o prefeito.


A proposta de organização também estabelece diretrizes claras sobre a estrutura interna das secretarias, departamentos, divisões e demais unidades administrativas, definindo suas competências e responsabilidades de forma detalhada, visando garantir que as atividades contribuam para o cumprimento das metas e objetivos estratégicos da gestão para os próximos quatro anos.

Dentre as mudanças promovidas está a fusão da Secretaria do Planejamento com a da Captação e Gestão de Recursos. Houve também o desmembramento da antiga Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação, agora atuando de forma individual como Secretaria Municipal da Assistência Social e Secretaria Municipal de Habitação. 
 

"A criação de uma pasta específica para a Habitação vai facilitar a captação de recursos para a construção de novas unidades habitacionais", pontuou o prefeito.


As reforma também inclui mudanças nas nomenclaturas de algumas secretarias.


Mudanças

- A Secretaria Municipal de Infraestrutura - SEINFRA passa a se denominar Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano - SEINFRA.

- A Secretaria Municipal de Planejamento – SEPLAN passa a se denominar Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Recursos – SPGR.

- A Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação – SEMASTH passa a se denominar Secretaria Municipal da Assistência Social – SEMAS.

- Fica extinta a Secretaria Municipal de Captação e Gestão de Recursos – SMCGR e suas competências transferidas para a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Recursos – SPGR.

- Fica extinto o Instituto de Gestão de Projetos e Desenvolvimento Sustentável.

- A Secretaria Municipal Especial da Mulher-SEMUL passa a se denominar Secretaria Municipal da Mulher-SEMUL.

- A Secretaria Municipal Especial de Ciência, Tecnologia, Inovação e Relações Internacionais – SECTIR passa a se denominar Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI.

- A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo-SEDEMA passa a se denominar Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo – SEDEMAT.


Veja como ficou a nova estrutura da Prefeitura de Araguaína:

Secretarias e Órgãos voltados para Gestão e Desenvolvimento Institucional: 

  1. Gabinete do Prefeito;

  2. Controladoria Geral do Município – CGM;

  3. Procuradoria Geral do Município – PGM.

  4. Secretaria Municipal de Administração – SECAD;

  5. Secretaria Municipal da Fazenda – SEFAZ;

  6. Secretaria Municipal de Governo- SEGOV;

  7. Secretaria Municipal de Comunicação - SECOM;

  8. Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI.


Secretarias voltadas para Desenvolvimento Econômico Sustentável e Infraestrutura: 
 

  1. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo – SEDEMAT;

  2. Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano – SEINFRA;

  3. Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Recursos – SPGR


Secretarias voltadas para Cidadania e Desenvolvimento Sociocultural:
 

  1. Secretaria Municipal da Educação – SEMED;

  2. Secretaria Municipal da Saúde – SEMUS;

  3. Secretaria Municipal da Assistência Social – SEMAS;

  4. Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer – SEMCL;

  5. Secretaria Municipal da Mulher – SEMUL;

  6. Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB.


Autarquias, Fundações e Institutos: 
 

  1. Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito de Araguaína – ASTT;

  2. Fundação de Atividade Municipal Comunitária – FUNAMC (vinculada à Secretaria Municipal da Assistência Social);

  3. Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Município de Araguaína – IMPAR.

  4. Guarda Municipal de Araguaína – GMA (vinculada à ASTT).


Quantitativo de cargos comissionados e salários


 

 

 


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