A disputa por protagonismo político nas ações federais no Tocantins voltou a gerar atritos dentro da bancada tocantinense em Brasília. Em solenidade realizada nesta terça-feira (25), o deputado Vicentinho Júnior (Progressistas) fez críticas veladas ao colega Alexandre Guimarães (MDB), em meio à assinatura de convênio para a construção do Residencial Juriti, em Palmas.
“Não adianta ficar gravando vídeos ao lado de ministro porque casa não cai do céu”, afirmou Vicentinho, em referência à forma como Guimarães tem divulgado sua atuação em programas habitacionais. O parlamentar destacou que a viabilização das unidades foi fruto de articulação conjunta com a senadora Dorinha e o deputado Gaguim.
Nos bastidores, cresce o chamado “clube dos descontentes” com Alexandre Guimarães, acusado de tentar monopolizar os créditos políticos das obras. Já estariam entre os insatisfeitos, além de Vicentinho, Dorinha, Gaguim e Ricardo Ayres (Republicanos).
A tensão ganha contornos eleitorais, já que os três nomes citados — Vicentinho, Alexandre e Gaguim — são cotados para disputar uma vaga no Senado em 2026.