A corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), a mais influente dentro do Partido dos Trabalhadores (PT), realiza nesta sexta-feira (4) e sábado (5), em Palmas, um seminário estratégico reunindo seus principais nomes no Tocantins. O evento ocorre em preparação ao Processo de Eleição Direta (PED) da legenda, marcado para 6 de junho, e conta com a presença de Edinho Silva, candidato ao diretório nacional; Nile William Fernandes, ao diretório estadual; e Tony Vinícius, ao metropolitano.
Durante a programação, as lideranças reforçaram o compromisso com a reestruturação do partido e o fortalecimento de suas bases. Para Edinho Silva, ex-ministro da Comunicação Social e atual prefeito de Araraquara (SP), o PT só conseguirá responder aos desafios do cenário atual se estiver enraizado em todas as esferas da sociedade.
“É impossível reorganizar o PT sem fortalecer as instâncias e os diretórios zonais. Não há como construir um projeto de país sem diretórios estaduais fortes. Precisamos valorizar e dar organicidade às estruturas partidárias”, afirmou Edinho, defendendo maior presença territorial e ação coordenada do partido.
Nile William, nome da CNB para o diretório estadual, destacou que, se eleito, atuará diretamente nos debates municipais, reforçando a presença do partido nas bases.
“Com o trabalho feito nos municípios, voltaremos a ter representatividade na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa”, disse.
Ele também celebrou a unificação da corrente CNB no Estado, após mais de uma década de fragmentação. “O que está acontecendo no Tocantins é um grande acerto. Depois de 11 anos, a CNB está unificada em um único propósito: retomar o protagonismo político do PT”, declarou.
Com a aproximação do PED, o seminário da CNB em Palmas marca um movimento de reorganização interna que, segundo os líderes, pretende resgatar a relevância do partido no cenário político estadual e nacional.