21/03/2022 às 22h23min - Atualizada em 21/03/2022 às 22h23min

Banco de Leite Humano do HRG recebe aparelho que mede acidez do leite materno

Com a utilização do Acidímetro de Dornic é possível verificar a qualidade do armazenamento do leite materno durante a realização da pasteurização

- Correio do Tocantins

A partir desta segunda-feira, 21, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional de Gurupi (HRG) conta com um Acidímetro de Dornic, aparelho que mede a acidez do leite materno e verifica a qualidade do armazenamento do leite materno durante a realização da pasteurização. O procedimento é realizado por meio de uma bureta graduada, tubo adaptado para realizar o processamento.

Segundo a coordenadora do BLH do HRG, Jaciara Martins. “O leite materno com acidez de 1° a 6° é destinado, sob prescrição médica, aos recém-nascidos da Unidade de Cuidados Intermediários. Já o leite materno com acidez de 7° a 8° é destinado aos RN do Alcon. E quanto ao leite materno com acidez acima de 8° é desprezado. Esse equipamento contribuiu ainda mais com uma oferta de qualidade na prestação desse serviço, que utiliza de materiais, equipamentos e de mão-de-obra qualificados, que garantam a qualidade do leite materno ofertado aos recém-nascidos”, afirmou.

O diretor geral do HRG, Fernando Bezerra Mota destacou que "o Banco de Leite oferece atendimento às mães de prematuros que estão sendo cuidados em unidades específicas como a UCIN, assim como ampara lactantes que têm dificuldade ou dúvidas em relação à lactação. O trabalho também consiste em incentivo a mães para que amamentação seja exclusiva por seis meses e prolongada por dois anos ou mais, se a mãe desejar, aliada à alimentação indicada para a idade, seguindo assim, as recomendações da Organização Mundial da Saúde”, explicou.

O Banco

O BLH do HRG é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição. Além de coletar, processar e distribuir o leite humano a bebês que precisam desse alimento.

Dados da unidade hospitalar apontam que em 2020 o Banco de Leite Humano realizou 4.844 atendimentos e 6.113 em 2021. A coleta também teve crescimento, de 117,4 litros em 2020, para 159,4 litros em 2021. Isso possibilitou a distribuição de 48,4 litros em 2020 e 65,9 litros em 2021, entregues aos recém-nascidos. “O BLH, conta ainda com um estoque que permite encaminhar leite para o Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina em Palmas, nossa referência no estado. Em 2021 foram encaminhados 31,2 L de leite humano para a unidade acima citada”, afirmou Jaciara Martins.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp