O cenário político da Prefeitura de Palmas passou por mudanças importantes nas últimas 24 horas. O prefeito em exercício, Carlos Velozo (Agir), exonerou dois dos principais aliados do prefeito afastado Eduardo Siqueira Campos (Podemos): o secretário-chefe de Gabinete, Carlos Antônio da Costa Júnior, e o procurador-geral do município, Renato Oliveira.
A decisão veio após uma sequência de fatos que começou na manhã da segunda-feira (30), quando Carlos Velozo, em sua primeira reunião com o secretariado, declarou que não haveria mudanças no primeiro escalão da gestão, salvo a já anunciada troca na Secretaria de Zeladoria Urbana, que passaria ao comando do vereador Carlos Amastha (PSB). Na ocasião, o prefeito em exercício afirmou que não havia motivo para inseguranças e garantiu a continuidade dos projetos e da condução administrativa.
No mesmo dia, durante entrevista a um veículo local, Velozo reforçou essa posição, descartando qualquer possibilidade de novas exonerações, além da já pactuada. “Não existe rompimento. Existe continuidade”, afirmou na oportunidade.
Ainda na terça-feira (1º), antes das demissões serem formalizadas, Carlos Velozo visitou o prefeito Eduardo Siqueira Campos, que permanece detido no Comando-Geral da Polícia Militar desde sexta-feira (27), por determinação judicial no âmbito da Operação Sisamnes. Segundo relatos, durante o encontro, os dois oraram juntos.
Apesar do tom de estabilidade manifestado nas declarações públicas, no início da noite, Velozo comunicou pessoalmente a Carlos Júnior e Renato Oliveira que ambos seriam exonerados. A justificativa, segundo informações dos próprios exonerados, foi a solicitação do partido Agir, legenda à qual Carlos Velozo é filiado, que reivindicou espaço na gestão municipal.
As exonerações foram formalizadas no Diário Oficial. Na sequência, foram nomeados os substitutos: Priscila Alencar Veríssimo de Souza assumiu o cargo de procuradora-geral do município e Fábio Bernardino da Silva foi designado como novo secretário-chefe de Gabinete. Ambos tomam posse a partir desta quarta-feira (2).
Em nota pública, o ex-chefe de gabinete, Carlos Júnior, manifestou surpresa e classificou a decisão como uma mudança brusca de postura, especialmente após as garantias de estabilidade dadas no dia anterior. O ex-secretário também informou que, a partir de agora, irá se dedicar exclusivamente à defesa do prefeito Eduardo Siqueira, eleito em 2024.
As nomeações consolidam a presença do Agir no núcleo central da gestão municipal durante o período de afastamento do titular. Até o momento, não há informações sobre novas mudanças no secretariado.
Leia a íntegra da nota do ex-secretário Carlos Júnior:
No início desta noite, fui surpreendido pelo prefeito em exercício, pastor Carlos Velozo, de que a minha exoneração do cargo de Secretário-Chefe do Gabinete do Prefeito, assim como do advogado Renato de Oliveira, do cargo de Procurador-Geral do Município de Palmas, seria publicada hoje no Diário Oficial. Segundo o prefeito em exercício informou, os cargos foram uma solicitação do partido Agir, do qual o pastor Velozo é filiado.
Estranha a mudança repentina de postura, apenas um dia após o próprio prefeito em exercício dizer a todos os secretários e presidentes de autarquias, de que não haveriam mudanças de secretários e nem demissões. Fato é que a prática contradiz o discurso e, em muito pouco tempo, levantando dúvidas e questionamentos sobre a fragilidade de uma aliança política vitoriosa e que se mostra desfeita tão rapidamente.
Agradeço a confiança, o respeito e a amizade de uma vida toda do nosso líder maior, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, e pela honrosa oportunidade de compor tão valorosa equipe que, nos primeiros seis meses deste ano, devolveu o brilho nos olhos dos palmenses, por conta da qualidade dos trabalhos apresentada e do cuidado com a nossa cidade e a nossa gente.
Cargos públicos são passageiros e o mais importante neste momento é que a justiça devolva a liberdade ao prefeito Eduardo Siqueira Campos, legitimamente eleito por maioria da vontade popular. Desde a última sexta-feira, 27, a prioridade é a devolução do nosso amigo Eduardo ao seio de sua família. E, a partir de agora, essa será a minha dedicação exclusiva, pois além de funções públicas, o bem-estar do ser humano Eduardo Siqueira Campos e de sua família, são o mais importante neste momento.
Palmas-TO, 01 de julho de 2025.
Carlos Antônio da Costa Júnior
Ex-secretário-chefe do Gabinete do Prefeito
Secretário-Geral do Podemos Metropolitano