Correio do Tocantins Publicidade 1200x90

Claudia Lelis solicita ao Governo adequação da Lei Previdenciária para garantir direitos às mulheres policiais civis

Parlamentar pede aplicação da decisão do STF, que reconheceu a desigualdade de gênero nas regras de aposentadoria

Redação - Correio do Tocantins
28/08/2025 03h01 - Atualizado há 3 dias
2 Min

A deputada estadual Claudia Lelis (PV) protocolou em regime de urgência na sessão desta quarta-feira, 27, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) requerimento solicitando ao Governo do Tocantins a adequação da Lei Complementar nº 150/2023 à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que assegura às mulheres policiais civis a redução de três anos nos requisitos de idade e tempo de contribuição para aposentadoria em relação aos homens.

O pedido da parlamentar tem como base a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7727, relatada pelo ministro Flávio Dino, em que o STF decidiu, por unanimidade, suspender a aplicação da regra que igualava homens e mulheres policiais nos critérios previdenciários. A Corte reconheceu que a diferenciação de gênero é princípio constitucional de igualdade material, previsto desde 1988, e que historicamente garante às mulheres regras específicas para a aposentadoria.

 


“Alguns estados já se adequaram e é necessário que o Tocantins também siga essa decisão do STF e assegure o direito constitucionalmente reconhecido às nossas policiais civis. Não se trata apenas de uma questão legal, mas de justiça e de respeito à luta das mulheres por igualdade de condições”, afirmou a deputada.


Notícias Relacionadas »
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp