Na próxima quarta, 17, Palmas recebe a Jornada Tocantinense de Psiquiatria 2025. O evento, promovido pela Associação Tocantinense de Psiquiatria, em parceria com a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas, por meio do Núcleo de Experiência Discente (NED), da Coordenação de Práticas Profissionais (COPPEX) e da Liga Acadêmica de Saúde Mental Coletiva (LASAMCO), será realizado no auditório da faculdade, às 19h.
A programação integra as ações do Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, e pretende reunir acadêmicos, professores, profissionais da saúde e especialistas em psiquiatria e áreas correlatas para discutir temas fundamentais sobre saúde mental. A iniciativa busca fortalecer o diálogo entre a comunidade científica e a sociedade, além de valorizar a troca de experiências e a difusão de conhecimento acessível.
De acordo com o psiquiatra e professor da Afya, Railson de Freitas, a Jornada é uma oportunidade de integrar ensino, pesquisa e extensão em um tema que merece cada vez mais atenção social.
“A Jornada é um espaço fundamental de diálogo sobre saúde mental, em especial no Setembro Amarelo. A faculdade se insere como parceira estratégica, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão, e aproximando a academia das demandas sociais”, afirma.
A participação da Afya na realização do evento envolve apoio científico, logístico e acadêmico, reforçando a importância de envolver instituições de ensino superior em pautas que ultrapassam o ambiente universitário e se conectam diretamente às necessidades da população, explica o professor. Para os estudantes, a Jornada representa também uma oportunidade de formação prática e humanizada, já que a programação permitirá contato com especialistas, debates atualizados e vivências que vão além da sala de aula.
Outro ponto de destaque é a atuação das ligas acadêmicas e núcleos estudantis, que têm papel central na organização e condução das atividades. “A presença ativa dos estudantes contribui para a construção de um ambiente dinâmico, em que diferentes perspectivas se encontram e se somam para enriquecer a discussão”, pontua.
Além de abrir espaço para os futuros profissionais da saúde, a Jornada Tocantinense de Psiquiatria amplia a visibilidade das ações do Setembro Amarelo no Tocantins.
“A cada ano, a campanha reforça a necessidade de abordar o suicídio e os transtornos mentais com seriedade, informação e acolhimento. Nesse contexto, a parceria entre entidades de classe, instituições de ensino e ligas acadêmicas mostra-se essencial para a construção de redes de apoio mais sólidas e eficazes”.
As inscrições para a Jornada são gratuitas para acadêmicos da Afya mediante o uso do cupom NEDAFYA, e o link já está disponível com a programação completa. A expectativa é reunir grande público, fortalecendo não apenas o debate sobre saúde mental, mas também a integração entre ciência, ensino e sociedade no estado.
Setembro Amarelo
A campanha “Bora se Cuidar” busca dar visibilidade à importância da saúde mental e ser um porto seguro para médicos e estudantes de Medicina. Com uma abordagem leve e acessível, a iniciativa utiliza influenciadores para amplificar o tema e apoia o público por meio de diferentes formatos e canais: conteúdos em vídeo, podcasts especiais e uma landing page exclusiva que reúne chat de ajuda, cartilha de autocuidado e calendário de eventos, permitindo que cada pessoa escolha o formato que melhor se encaixa em seu momento.
Serviço – Jornada Tocantinense de Psiquiatria 2025
• Data: 17 de setembro (quarta-feira)
• Horário: 19 horas
• Local: Auditório da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas
• Realização: Associação Tocantinense de Psiquiatria, em parceria com a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas, NED, COPPEX e LASAMCO
• Tema: Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio e Saúde Mental
• Inscrições: gratuitas para acadêmicos da Afya com o cupom NEDAFYA