Moradores dos municípios de Palmeiras e Santa Terezinha do Tocantins estão preocupados com as condições da ponte sobre o ribeirão Mumbuca, localizada na TO-415. A estrutura apresenta sinais de desgaste, com problemas estruturais e afundamento da pista, o que tem gerado apreensão na comunidade que depende da via para se deslocar entre as cidades.
A situação ganhou repercussão após denúncias feitas por moradores e a visita do vereador Elias Júnior (Republicanos), de Aguiarnópolis. O parlamentar esteve no local, registrou imagens e alertou para os riscos. Ele é o mesmo que presenciou, em dezembro de 2024, a queda da ponte JK, na BR-226, que ligava o Tocantins ao Maranhão.
Em vídeos publicados nas redes sociais, Elias Júnior mostrou que a parte central da ponte está cedendo e que há brechas na estrutura com até um palmo de abertura. Apesar das condições precárias, o fluxo de veículos continua intenso.
Segundo o vereador, mesmo com as restrições, motoristas seguem utilizando a ponte porque ela é a única alternativa de passagem entre Palmeiras e Santa Terezinha. Para tentar limitar o tráfego, manilhas foram colocadas nas cabeceiras da estrutura, mas ainda assim veículos de grande porte insistem em cruzar o local.
Em nota, a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) informou que um processo de licitação está em andamento para a execução da obra de recuperação da ponte. O edital deve ser publicado nos próximos dias.
A agência afirmou ainda que a empresa responsável pela rodovia já enviou uma equipe de supervisão para reforçar a sinalização, permitindo apenas o tráfego de veículos de pequeno porte até que as obras sejam iniciadas.