Wanderlei entrega reforma e ampliação do Colégio Militar João XXIII, em Colinas, com investimento de R$ 3,2 milhões

Unidade, construída na década de 1960, passou por revitalização completa e ganhou nova quadra coberta, melhorias estruturais e modernização da rede elétrica

Por
5 Min

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, inaugurou na tarde desta segunda-feira, 13, as obras de reforma e ampliação do Colégio Militar do Estado do Tocantins João XXIII, em Colinas do Tocantins. Ao lado da secretária de Estado da Educação, Celestina Maria Pereira de Souza, o chefe do Executivo entregou a nova estrutura da unidade, que recebeu investimento de R$ 3,2 milhões por meio do programa Obra Toda Semana.

A escola atende atualmente 762 estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio e é considerada a maior unidade escolar da região. Construído na década de 1960, o prédio apresentava problemas estruturais decorrentes do tempo. Com a obra, a unidade foi completamente revitalizada.

Entre os principais serviços executados estão a substituição da antiga cobertura de madeira por uma nova estrutura metálica, a instalação de piso de granitina e forro, além da modernização da rede elétrica, com implantação de posto de transformação. Também foram reformados ambientes como cozinha, banheiros, biblioteca, setores administrativos e salas de aula.

A unidade ainda recebeu novas portas e esquadrias, pintura geral e melhorias que garantem mais conforto, segurança e funcionalidade para estudantes e servidores.

Durante a solenidade, o governador Wanderlei Barbosa afirmou que o Estado seguirá investindo na melhoria das escolas da rede pública.

“Temos um compromisso com a educação e com o futuro das nossas comunidades, que está nas mãos dos nossos professores e estudantes. Sabemos das dificuldades que existiam nas escolas e onde ainda não estiver bom, vamos melhorar. Também estamos garantindo esporte, lazer e tecnologia, porque a educação vai além da sala de aula. Nosso objetivo é oferecer cada vez mais qualidade e oportunidades aos nossos alunos”, declarou.

A secretária de Estado da Educação, Celestina Maria Pereira de Souza, destacou que a entrega representa mais do que uma obra física.

“Hoje celebramos um dia de alegria por estarmos aqui, entregando essa obra. Fruto de planejamento, dedicação e investimento na educação. Essa entrega representa um avanço significativo, garantindo maior segurança, conforto e um ambiente acolhedor, que fortalece o aprendizado e inspira nossos estudantes a sonharem e construírem um futuro melhor”, afirmou.

Na área esportiva, a escola também passou a contar com uma quadra poliesportiva totalmente reformada, além da construção de cobertura e arquibancada. A nova estrutura amplia as possibilidades de realização de aulas, treinamentos, atividades escolares e eventos.

Segundo o diretor da unidade, capitão Eduardo Rios Ferreira, a comunidade escolar aguardava há anos pela revitalização do prédio.

“Com a reforma, o espaço foi totalmente revitalizado e adequado para atender à alta demanda de alunos, sendo a maior unidade da região. A comunidade escolar aguardava essa transformação com grande expectativa. Um prédio renovado traz um novo ânimo e representa uma nova perspectiva para a educação”, pontuou.

Para a professora Weliana Góis, que atua na unidade desde 2024, uma das principais mudanças foi a melhoria da climatização das salas.

“Antes, enfrentávamos dificuldades com a climatização, especialmente devido ao clima quente da região. Essa renovação teve um impacto significativo na melhoria do ambiente, proporcionando melhores condições para que os alunos absorvessem conhecimento”, disse.

Os estudantes também destacaram os reflexos da reforma no cotidiano escolar. Aluna do 3º ano do ensino médio, Joane Noronha afirmou que a nova estrutura traz mais conforto e segurança.

“As salas são excelentes, muito bem estruturadas e com um projeto muito bem executado. A pintura é ótima e a qualidade geral contribuirá para a melhora do nosso desempenho nos estudos, pois proporciona conforto e segurança”, afirmou.

Já o estudante Sávio Tito, do 9º ano do ensino fundamental, ressaltou que a reforma criou um ambiente mais harmonioso.

“Percebi que houve uma preocupação em aprimorar o ambiente para nós, alunos, com uma estrutura muito boa. Acredito que a nova estrutura da escola será bastante benéfica, pois transmite uma atmosfera mais harmoniosa e tranquila”, avaliou.

Atualmente, o Colégio Militar João XXIII conta com 66 servidores civis e dois militares. A unidade também dispõe de 31 professores contemplados com notebooks do programa Profe Digital, iniciativa voltada à modernização das práticas pedagógicas e ao uso de tecnologias em sala de aula.

Kits esportivos para toda a rede estadual

Ainda durante a agenda em Colinas, o governador entregou kits esportivos que serão destinados às 485 escolas da rede estadual de ensino.

Ao todo, foram adquiridos 174 itens, distribuídos em 12 categorias, contemplando modalidades como atletismo, natação, badminton, tênis de mesa e lutas. Os materiais serão utilizados em competições como os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), os Jogos Paradesportivos (Parajets) e os Jogos Escolares dos Povos Indígenas (Jeits), além de reforçar as atividades esportivas desenvolvidas no dia a dia das escolas.

A entrega dos equipamentos acompanha a ampliação da estrutura esportiva nas unidades de ensino e reforça a estratégia do governo de associar educação, esporte e tecnologia como instrumentos de formação dos estudantes.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();