Após reportagem publicada no site www.mapadaagua.reporterbrasil.org.br, com repercussão regional e nacional, que noticiaram sobre possíveis elementos químicos e radioativos acima do limite técnico permitido, que podem gerar efeitos nocivos a saúde dos colinenses, o vereador Washington Aires(MDB) apresentou nessa segunda-feira,11, requerimento a mesa diretora da camara, para que seja solicitado a empresa BRK ambiental, os resultados da análise da água potável distribuída no município.
A reportagem aponta que as substâncias nocivas são geradas pelo próprio tratamento da água feito pela empresa BRK Ambiental, quando o cloro interage com elementos como algas, esgoto ou agrotóxicos, nascendo os chamados subprodutos da desinfecção.
A reportagem também denuncia a falta de transparência dos dados da análise da água, citando que nem sempre os fiscais têm acesso aos dados.
Por fim, o parlamentar pediu a urgência da aprovação do requerimento por se tratar de questão de saúde pública, afim de que se possa esclarecer junto a sociedade os resultados das análises técnicas da água potável de Colinas.
O requerimento foi aprovado por unanimidade no plenário da camara municipal.