22/04/2022 às 14h11min - Atualizada em 23/04/2022 às 10h33min
Catedral histórica de Porto Nacional é alvo de furto pela 5ª vez
Cerca de 4 mil furtos foram registrados em todo o Tocantins desde o início do ano. Policial militar dá orientações para garantir a segurança do imóvel durante viagens.
Pároquo mostra janela arrombada por criminosos na Catedral Nossa Senhora das Mercês em Porto Nacional
A Catedral Nossa Senhora das Mercês, patrimônio histórico de Porto Nacional, região central do Tocantins, foi alvo de furto pela quinta vez. Criminosos arrombaram janelas e entraram na secretaria do templo, no início desta semana.
Segundo o pároco da catedral, Eldinei Carneiro, os criminosos abriram um cofre usado para guardar doações de fiéis e levaram cerca de R$ 800, além de um aparelho celular usado pela administração da igreja.
"Eles mexeram logo na entrada, em um cofre [usado] para os fiéis fazerem doações, quebraram também esse cofre. Eles reviraram todos os papéis, os documentos oficias da igreja", explicou o pároco da catedral, Eldinei Carneiro.
A catedral é considerada um dos principais pontos turísticos de Porto Nacional. Os crimes praticados dentro do templo religioso provocam insegurança. "Muito prejuízo, a gente fica muito triste com toda essa situação, causa também um certo medo para a gente com todo esse contexto".
Cerca de 4 mil furtos foram registrados em todo o Tocantins desde o início do ano. Muitos dos crime são praticados no interior, durante feriados.
A empresária Graciomar Bispo mora em Natividade e também foi vítima de furto. Os criminosos entraram pelo telhado, quebraram o forro da loja e furtaram mercadorias.
"Isso está acontecendo com frequência em Natividade e com certeza essa quadrilha está fazendo isso em outros lugares".
A Polícia Militar alerta sobre a importância de se registrar o boletim de ocorrência.
'Vai na delegacia, faça o registro, informe aquilo que foi levado porque tanto a Polícia Militar, quanto a Polícia Civil vivem 24 horas empenhadas em combater o crime", explicou o chefe de planejamento da PM, major Jhonnathan Pires.
Durante os feriados, a orientação é deixar alguém de confiança cuidando da residência. "Toda vez que você for viajar, informe alguém, deixe a chave com algum parente, algum amigo de confiança, informe ao vizinho de confiança que você vai viajar", concluiu.