O número de serpente capturadas, fora de seu habitat natural, pela segunda companhia de bombeiros em colinas do Tocantins teve um aumento significativo comparado a períodos anteriores.
Para se ter uma ideia somente no mês de abril de 2022 foram registradas, no sistema de operações do corpo de bombeiros (SIOCB), um total de 28 ocorrências dessa natureza.
Dentre as serpentes capturadas pelos bombeiros militares de colinas, as mais comuns são as jiboias, caninana e cobra verde; também corriqueiramente os bombeiros capturam cobras peçonhentas como a jararaca e cascavel.
O aumento da presença destes animais, segundo o Cabo Montel, se da comumente em períodos chuvosos ou logo após esse período, momento em que os moradores realizam limpezas em seus terrenos e ou lotes baldios; O cabo Montel explica que as serpentes procuram por locais que estejam tomados pela vegetação e onde haja alimentos;
Ao se deparar com um animal desta espécie em sua residência, segundo orientações do CB Montel, deve-se ligar para o 193 e solicitar a presença do Corpo de Bombeiros Militar.
Os Bombeiros Militares são tecnicamente treinados para recolher a serpente e devolvê-la a seu habitat natural, evitando qualquer tipo de acidente.
* Com informações da 2º Companhia de Bombeiros Militar em Colinas do Tocantins
Veja o vídeo de algumas capturas realizadas pelo corpo de bombeiros em Colinas: