O Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou nesta sexta-feira, 6, de uma grande ação social que envolveu diversos órgãos e instituições em Buritirana, distrito de Palmas.
O promotor de Justiça Konrad Cesar Resende Wimmer, titular da 26ª Promotoria de Justiça da Capital, e servidores do Núcleo Maria da Penha, do MPTO, prestaram esclarecimentos e deram orientações a respeito da violência contra a mulher.
"É sempre importante participar de eventos como este. Aproxima o Ministério Público das pessoas que, muitas vezes, não têm condições e tempo de se deslocar até a capital", afirmou o promotor.
As atividades foram coordenadas pela Prefeitura de Palmas e contaram com o envolvimento de diversos órgãos.
Estiveram presentes ainda profissionais ligados à Rede de Atenção e Proteção à Mulher, que atuam no Núcleo de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav Mulher), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
As atividades ocorreram, inicialmente, na Unidade de Saúde da Família (USF) Mariazinha Rodrigues da Silva, com palestras, rodas de conversa e apresentação de peça teatral com os acadêmicos do curso de Teatro, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que abordaram as cinco modalidades de violência doméstica previstas na Lei Maria da Penha.
As ações prosseguiram, posteriormente, na Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira.
Também integraram a iniciativa a Defensoria Pública, a Polícia Civil, Polícia Militar e a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça.
O ônibus do projeto “Mais Saúde” ofereceu vacinas contra a Covid-19 e contra gripe, além de fazer teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C.