Palmas já confirmou 5.263 casos de dengue, 651 de chikungunya e cinco de zika vírus neste ano. Segundo a Prefeitura de Palmas, os dados são referentes ao período de 1º de janeiro até o dia 7 de maio. As três doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti.
A quantidade cresceu significativamente se comparado com o mesmo período do ano passado, quando a soma de diagnósticos das três doenças não passava de 300. Na época a capital tinha confirmado somente 287 casos de dengue, nove de chikungunya, além de cinco de zika vírus.
Não há casos confirmados de febre amarela na cidade.
Os dados são do Monitoramento Semanal das Arboviroses, da Secretaria Municipal da Saúde (Semus).
Notificações
O balanço aponta que neste período foram notificados 15.361 casos de dengue, 2.164 de chikungunya, 338 de zika vírus e cinco de febre amarela. Após o indicativo dos casos suspeitos, todos os pacientes passam por avaliação e só depois as confirmações são contabilizadas.
No mesmo período do ano passado foram investigados pela Semus 877 casos de dengue, 73 de chikungunya, 64 de zika e quatro de febre amarela.
Diante dos aumentos a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) fez um alerta para que a população reforce os cuidados com qualquer recipiente que possa acumular água e se transformar em um criadouro do Aedes.