18/05/2022 às 10h58min - Atualizada em 18/05/2022 às 10h58min
Por 7 votos a 6 Câmara de Colinas aprova em 1º votação reformulação do regimento interno
Novo regimento abre caminho para reeleição do presidente da casa Leandro Coutinho(PT)
Thiago de Castro - Correio do Tocantins
Em sessão na manhã desta quarta-feira,18, foi aprovada em primeira votação por 7 votos favoráveis e 6 contrários, a reformulação do regimento interno da Câmara Municipal de vereadores de Colinas do Tocantins.
O projeto já tramitava na casa desde março de 2021 e foi pautado para votação nesta manhã pelo presidente da casa Leandro Coutinho(PT).
Na sessão houve embate entre os vereadores Romerito Guimarães(PT) e JC(AVANTE). JC que é da base governista na casa, assumiu a vaga de Ricardo Parente, que se licenciou para assumir cargo no primiero escalão do governo do Estado.
JC tentou pedir vistas ao projeto alegando falta de conhecimento do mesmo, mas foi rebatido por Romerito Guimarães que alegou não ser plausível a justificativa do colega. "O nobre vereador JC acabou de votar um projeto a mando do executivo sem ao menos saber do que se tratava e agora pede vistas de um projeto alegando desconhecimento a mando de seus correligionários. Isso não é coerente", afirmou Romerito em sua fala.
O pedido de vistas foi negado, logo após, seguiu-se a votação.
A votação foi vista por observadores políticos de Colinas como demonstração de força do presidente da casa, que pleiteará um novo mandato de presidente da Câmara nos próximos dias, visto que, a eleição para a mesa diretora da casa deverá, segundo o novo regimento, acontecer até o meio do ano, como já acontece na Assembléia Legislativa do Estado e em outras câmaras municipais do Tocantins.
A sessão e como cada vereador votava foi observada de perto pelo Prefeito Kasarin, que estava presente na sessão e apoiadores.
Não é segredo no meio político colinense a péssima relação do prefeito Ksarin e do presidente da Câmara Leandro Coutinho.
Os dois já travaram diversos embates desde que tomaram posse em janeiro de 2021 e por isso nos bastidores da política em Colinas não se fala em outra coisa senão a eleição para a presidência da Câmara.
A segunda votação da matéria está marcada para a manhã de quinta-feira, 19, no plenário da Câmara municipal.
Em off, um dos interlocutores do prefeito disse ao nosso portal que as próximas 24 horas prometem "pegar fogo".
Como disse certa vez um famoso político mineiro, Magalhães Pinto: "Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou".
Continuamos a acompanhar as cenas dos próximos capítulos da política colinense.