23/02/2022 às 19h37min - Atualizada em 23/02/2022 às 23h01min
Justiça proíbe festas de carnaval em Taguatinga; prefeitura previa cinco dias de eventos
Proibição foi após o Ministério Público entrar com uma ação questionando os gastos com a festa e alertando para aglomerações. Prefeito afirma que vai recorrer.
G1 Tocantins
https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2022/02/23/justica-proibe-festas-de-carnaval-em-taguatinga-prefeitura-previa-cinco-dias-de-eventos.ghtml
Proibição foi após o Ministério Público entrar com uma ação questionando os gastos com a festa e alertando para aglomerações. Prefeito afirma que vai recorrer. Taguatinga fica na região sudeste do Tocantins
A Justiça decidiu proibir que a Prefeitura de Taguatinga, no sudeste do Tocantins, realize festas de carnaval. O município estava prevendo cinco dias consecutivos de evento com diversas atrações. A medida foi tomada após o Ministério Público entrar com uma ação questionando os gastos com a festa e alertando para aglomerações.
O prefeito da cidade, Paulo Roberto (PP), informou que vai recorrer da decisão. De acordo com ele, a situação da pandemia está 'controlada' na cidade, com 16 casos ativos e apenas quatro casos ainda sob investigação, não há moradores internados. Ele disse ainda que 86% da população já completou o ciclo vacinal contra a Covid-19 com duas doses.
O promotor de Justiça Lissandro Aniello argumentou para a Justiça que Taguatinga faz divisa com os estados da Bahia e Goiás e que havia expectativa de que muitas pessoas se deslocassem para Taguatinga porque não haverá outras festas de carnaval na região.
A previsão era de que a prefeitura investisse R$ 200 mil com as festas. Na decisão, o juiz determinou que o Município divulgue suspensão do evento e estabeleceu multa de R$ 50 mil por dia de evento, caso a decisão não seja respeitada.
Segundo o Ministério Público, as Polícias Militar e Civil, Conselho Tutelar e Vigilância Sanitária serão oficiados sobre o teor da decisão. "Em festividades como estas, todos sabemos que não há controle de acesso ou utilização de meios de proteção. É inevitável a aglomeração de pessoas, e caso ocorra contágio em número elevado, certamente levará a um efeito cascata, que afetará inclusive a rede de ensino, que retornou ao presencial", diz o promotor de Justiça.
Na maior parte das cidades do Tocantins, eventos públicos foram suspensos no carnaval. Isso inclui Palmas, Araguaína, Gurupi e ainda cidades conhecidas pela folia, como Xambioá. Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2022/02/23/justica-proibe-festas-de-carnaval-em-taguatinga-prefeitura-previa-cinco-dias-de-eventos.ghtml