16/08/2022 às 21h45min - Atualizada em 16/08/2022 às 21h45min
Colégio REP de Colinas implanta a Educação Assistida por Animais.
A proposta da Educação Assistida por Animais (EAA) é justamente usufruir dessa capacidade empática dos animais para um propósito fundamental da vida humana: o aprendizado
Iara M. Coelho de Castro - Correio do Tocantins
Às vezes, você não tem a impressão que o seu cão é mais evoluído do que muitos humanos? Não só pela capacidade de aprender as coisas, mas, principalmente, pela sensibilidade e empatia que ele transmite ao perceber que algo na vida de seus donos não está indo bem?
A proposta da Educação Assistida por Animais (EAA) é justamente usufruir dessa capacidade empática dos animais para um propósito fundamental da vida humana: o aprendizado. Na EAA, “o professor utiliza o cão como recurso pedagógico, que atua como catalisador, facilitador e motivador no processo da aprendizagem”,
Além de facilitar o processo e motivar as crianças, o animal se torna um elo essencial no processo de aprendizagem. quando o cão é inserido na educação, forma-se um vínculo entre natureza e animal, criança e educação e o lúdico.
Os benefícios vão além do campo cognitivo e podem se estender até a construção de valores de respeito à vida.
E, claro, cães e educadores também se beneficiam dessa dinâmica. “O animal tem cuidados especiais com a saúde e higiene para ter contato com as crianças e trabalha com alegria, recebendo muito amor. "O Herói é muito mais que o mascote da REP, ele veio para incorporar a nossa proposta de ensino por meio da educação assistida por amimais. Nós entendemos que nossos alunos, especialmente nesse período pós pandêmico, necessitam de dar vazão a sentimentos e expressá-los. As crianças adoraram essa inovação e o herói tem se integrado muito bem, disse Fernanda Cardoso, Diretora da REP.