11/11/2022 às 11h06min - Atualizada em 11/11/2022 às 11h06min
Governo realiza capacitação em Licenciamento Ambiental para técnicos da Extensão Rural do Estado
Objetivo é capacitar profissionais do Ruraltins para a elaboração de projetos de licenciamento ambiental de agricultores familiares junto ao Naturatins
Thiago de Castro - Correio do Tocantins
O Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins - Ruraltins, realiza capacitação em Licenciamento Ambiental para técnicos e extensionistas nos dias 7 a 11 de novembro na cidade Miracema Tocantins.
O objetivo do curso é capacitar profissionais do Ruraltins com a troca de conhecimentos teóricos e práticos para a elaboração de projetos de licenciamento ambiental de agricultores familiares junto ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
O presidente do Ruraltins Washington Ayres esteve presente na capacitação, acompanhado do vice-presidente Almir Batista para abrir o treinamento, e segundo o gestor, a capacitação irá proporcionar melhores condições aos servidores do Ruraltins para atender as demandas do produtor e da agricultura familiar. "É necessário qualificarmos os nossos profissionais para obtenção de resultados com maior agilidade. Todas as unidades regionais estão capacitando os produtores em diversas cadeias produtivas nesse momento, no intuito de estarmos cada vez mais aptos e atualizados para uma boa prestação do serviço público," destacou.
O vice-presidente Almir lembrou sobre o empenho da gestão em buscar melhorias administrativas e destacou a identificação dos escritórios e a atualização de identificação dos veículos. "Nosso intuito é fazer uma gestão em que possamos deixar um legado, em que seja dada a continuidade das ações e o Ruraltins melhore cada vez mais", disse o vice-presidente.
A capacitação aborda o conhecimento teórico e prático das matérias ambientais, onde ocorre uma parte expositiva do conteúdo programático e outra prática em uma propriedade rural previamente escolhida para que ao final da capacitação sejam protocolizados processos de licenciamento ambiental junto ao Naturatins, dessas propriedades rurais escolhidas anteriormente.
O curso terá enfoque nas atividades mais corriqueiras do dia a dia da agricultura familiar, qual seja a autorização de exploração florestal (desmatamento), licenciamento de pecuária e agricultura de pequeno porte e outorga d´Água/Declaração de Uso Insignificante (DUI). Participam do curso técnicos dos municípios de Miracema, Pedro Afonso, Miranorte, Rio Sono, Tabocão e Tocantínia.