Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
02/12/2022 às 20h09min - Atualizada em 03/12/2022 às 02h38min

COVID-19: Visitantes e acompanhantes voltam a ser proibidos em hospitais públicos do TO

A medida é temporária e tem o objetivo de reduzir o risco de transmissão da doença. Uma nova rotina foi organizada pela secretaria para os pacientes com o direito previsto em lei.

- Correio do Tocantins
Após um aumento no número de casos de Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde voltou a proibir visitantes e acompanhantes em hospitais públicos do Tocantins. A nota técnica foi emitida nesta sexta-feira (2) e a medida começa a valer neste fim de semana. Segundo a SES a medida é temporária e tem o objetivo de reduzir o risco de transmissão da doença.

Na última semana os casos de Covid-19 deram um salto. O boletim registrou 1.468 novos casos, um aumento de mais de 350% com relação à semana anterior, quando foram divulgados 321 novos casos. A Secretaria de Saúde também divulgou que existem 15 pacientes no estado infectados com novas variantes do vírus, espalhados por cinco cidades.

Uma nova rotina foi organizada pela secretaria para os pacientes com o direito previsto em lei como: gestantes, puérperas, pessoas com necessidades especiais, menores de 18 anos, idosos, indígenas, oncológicos, paliativos e em estado terminal.
Os acompanhantes autorizados por lei deverão seguir os seguintes critérios:
  • apresentar obrigatoriamente o cartão de vacina contendo o registro do esquema vacinal completo (1º, 2º e dose de reforço) para Covid-19;
  • fazer uso máscara (cobrindo boca e nariz) durante todo o período de permanência no hospital, inclusive em apartamentos;
  • higienizar com frequência as mãos com água e sabão ou álcool a 70%;
  • não apresentar sintomas gripais, tais como: febre, tosse, coriza, perda do olfato ou paladar;
  • não ter diagnóstico de Covid-19 nos 10 dias anteriores.

O secretário de saúde Afonso Piva informpou que não há motivo para pânico e que a medida tem o objetivo de resguardar principalmente os pacientes.

“Notamos um aumento no número significativo no número de casos, em contraponto uma baixa procura para a vacinação, por isso entendemos que o momento requer essa medida como forma de resguardar os pacientes que já estão fragilizados e que podem ter seus quadros clínicos agravados com a doença”.


Saúde Estadual obriga o uso de máscaras em hospitais e recomenda que população utilize a proteção em locais fechados
O secretário informou ainda que a medida não vai alterar o andamento das cirurgias eletivas.


“Este ano já tivemos duas oscilação com aumento de casos e não foi preciso a suspensão das cirurgias eletivas, que permanecerão acontecendo. Desta forma, os pacientes que ainda aguardam podem ficar tranquilos que seguiremos com a produção".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp