Na manhã da terça-feira, 13, no auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (MS), em Palmas, teve início a Oficina de Educação Permanente no Enfrentamento da Obesidade Infantil na Atenção Primária à Saúde. A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em parceria com o MS.
A qualificação segue por todo o dia e tem o intuito de capacitar representantes dos 37 municípios que fizeram adesão a Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja), no Tocantins. O Proteja, programa do MS, foi organizado a fim de melhorar a saúde e a nutrição das crianças através de ações essenciais e complementares na Atenção Primária dos municípios.
Segundo a nutricionista da Diretoria de Atenção Primária, da SES-TO, Terezinha Franco de Sena, a programação da oficina será vasta em conhecimento. "Abordaremos a importância e manuseio da caderneta da criança, outro momento será para falar sobre alimentação saudável, desde o aleitamento e no final teremos uma experiência exitosa de um município que aderiu ao projeto".
A servidora conta ainda que foram feitas outras oficinas sobre o assunto neste ano, porém on-line, sendo esta a primeira presencial. "Estávamos vendo a dificuldade na participação dos municípios, então, decidimos fazer presencial para incentivar esses 37 municípios a participarem. Neste encontro, queremos incentivar esses representantes das secretarias a melhorarem os indicadores do projeto, para que eles identifiquem, tratem e insiram no sistema essa criança que tem obesidade e está sendo atendida na unidade básica de saúde", finaliza.
A consultora técnica do MS, na Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), Ana Maria Thomaz Maya Martins, é uma das facilitadoras da oficina. "O Proteja é uma estratégia nacional que foi lançada pelo MS em 2021, mas para planejamento, seguimos em construção e pactuação com os estados desde 2019. As ações do Projeta são de prevenção à obesidade infantil, mas entendendo a multicausalidade e determinação da doença, porque sabemos que a obesidade não é só questão de saúde, mas dos ambientes que a criança está envolvida."
"Esta oficina irá colaborar para expormos as atividades que são feitas no município, além de potencializar as ações que serão realizadas e melhorar os serviços que já são executados", afirmou o nutricionista e responsável técnico pelo Proteja no município de Sucupira, Cristiano Lima Teixeira.
Obesidade infantil no Tocantins
Dados da SES-TO apontam que foram identificadas em 2022, 3.330 crianças de zero a 4 anos e 11 meses e 29 dias com obesidade. Já entre cinco e dez anos são 6.268 crianças com algum grau de obesidade.
Municípios participantes do Proteja
No Tocantins, 37 municípios aderiram ao Proteja, sendo eles: Aguiarnópolis, Ananás, Aparecida do Rio Negro, Aragominas, Araguanã, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Cariri do Tocantins, Carrasco Bonito, Combinado, Couto Magalhães, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Figueirópolis, Fátima, Ipueiras, Itapiratins, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Monte Santo do Tocantins, Natividade, Nova Olinda, Palmeirante, Palmeirópolis, Paranã, Pugmil, Rio Sono, Sampaio, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins, Sucupira, São Valério e Talismã.