Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
23/01/2023 às 12h48min - Atualizada em 23/01/2023 às 12h48min

Único balão gástrico para emagrecer que dispensa cirurgia, endoscopia e anestesia chega oficialmente ao Brasil

Entre as principais vantagens do Programa Allurion apontadas pelos médicos estão: segurança e eficácia do modelo por ser mais simples, não-invasivo ao paciente, sem internação ou anestesia.

Thiago de Castro - Correio do Tocantins

Na próxima segunda, 30 de janeiro, os pacientes brasileiros com mais de 18 anos e IMC acima de 30, com comorbidades associadas à obesidade ou não, terão acesso ao programa Allurion. Presente em 60 países e com 100 mil pacientes atendidos, ao redor do mundo, a Allurion Technologies é uma companhia dedicada a erradicar a obesidade e traz resultados de perda de peso 2,5 vezes maior em comparação com dieta ou exercício sozinhos. Um estudo com 3.700 indica que os pacientes perdem uma média de 14% de seu peso corporal em 16 semanas e 95% da perda de peso com o balão do Allurion pode ser sustentada em 12 meses (*Lenca et al. Obes Surg. 2020*, **Lenca, Presented at TOS Obesity Week, 2020).

Atualmente, o Brasil conta com cinco clínicas que atendem o Programa Allurion: três em São Paulo e duas no Rio Grande do Sul. Com mais de 80 pacientes já tratados no Brasil, São Paulo é a capital com maior número de pessoas tratadas pelo Programa Allurion, por meio de importação direta. Os médicos Manoel Galvão Neto, Eduardo Grecco e Thiago Souza, especialistas em cirurgias do aparelho digestivo e referências internacionais em procedimentos de emagrecimento, foram certificados pela empresa em 2020 e estão motivados com os resultados.

Entre as principais vantagens do Programa Allurion apontadas pelos médicos estão: segurança e eficácia do modelo por ser mais simples, não-invasivo ao paciente, sem internação ou anestesia. “Após 4 meses, o balão desinfla naturalmente, sendo eliminado pelo organismo sem cirurgia ou endoscopia*. O paciente relata apenas que parou de sentir a presença (peso) do balão, então sabemos que ele foi eliminado”, diz Dr. Grecco.

Outro benefício é o monitoramento 24/7: “O paciente atinge seu objetivo com o apoio da equipe multidisciplinar dentro de um programa inovador de monitoramento que envolve app, balança digital conectada e relógio inteligente”, acrescenta Dr. Galvão. Além disso, sua clínica oferece suporte mental e nutricional, orientação para atividades físicas e um consultor comportamental (que pode ajudar em todo o processo de adaptação aos novos hábitos de vida).

Ao longo desses dois anos, os pacientes atendidos pelos médicos Grecco, Galvão e Thiago apresentaram uma perda média de peso entre 14 e 18% do peso total com manutenção dessa perda ao longo desses 24 meses.

A maior barreira quando se trata de perda de peso é o fracasso. O fracasso acontece porque o resultado não vem rapidamente. O balão Allurion se diferencia disso porque os pacientes perdem 7 quilos no primeiro mês. Isso é muito motivador. E então, a experiência integrada e comprovada comercialmente combina um dispositivo médico revolucionário, terapia digital de ponta e programa de mudança de comportamento para proporcionar perda de peso para toda a vida”, explica Benoit Chardon.


 

Segundo Benoit, o diferencial da Allurion é que, por meio da tecnologia utilizada e conectada via bluetooth, ela é a primeira empresa a ter dados de 100% de seus pacientes. “Temos um enorme banco de dados com muitas informações sobre todo o processo de emagrecimento, além de estudos clínicos. A Allurion é a única empresa de perda de peso a usar inteligência artificial, já com 20 dias de programa, a tecnologia pode identificar se um paciente está ou não no caminho para atingir a perda de peso esperada, permitindo que os médicos melhorem o sucesso da perda de peso dos pacientes.”

 

Obesidade no Brasil

Sabe-se que o Brasil está entre os 11 países com os maiores índices de obesidade do mundo: um em cada quatro adultos no Brasil é obeso. Além disso, 60,4% da população com 18 anos ou mais está acima do peso, o que corresponde a 90,3 milhões de pessoas. Com isso, a Allurion Technologies estima um mercado total alcançável de cerca de 1,3 milhão de brasileiros elegíveis que considerariam a escolha do Programa Allurion”, destaca o CCO. A recente aprovação da Anvisa permite o procedimento para pessoas com IMC igual ou superior a 30 e idade mínima de 18 anos.

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp