O Secretário Executivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Luciano Lima Costa, participou na manhã desta quarta-feira (25), em Brasília, da 1ª Assembleia 2023 do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O evento contou com a presença de secretários de saúde de diversos estados do país, representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/ Brasil), Socorro Gross e da Ministra da Saúde, Dr. Nísia Trindade.
Um das pautas apresentadas na assembleia foi uma Minuta de Portaria que institui o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas, sendo destacado ainda pela manhã pelo Secretário da SES-TO o sucesso da gestão estadual em relação ao número de cirurgias eletivas realizadas no ano de 2022, que no total somam mais de 10 mil pacientes atendidos. "Esforços do governador do Estado, Wanderlei Barbosa, das equipes municipais de saúde tocantinenses e da equipe da SES-TO para que as filas cirúrgicas pudessem ser reduzidas", disse.
Luciano Lima Costa trouxe ainda como exemplo a estratégia utilizada pela gestão para diminuir essas filas
"o Tocantins trabalha com a realização de cirurgias eletivas na rotina (carga horária ordinária) das unidades hospitalares, com o Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH – Cirúrgico), que realiza cirurgias em contraturnos, finais de semana, feriados e no período noturno com pagamento de gratificações para as equipes, com o credenciamento de unidades privadas para realização de cirurgias ortopédicas e cardíacas e repasses financeiros para os municípios, que realizaram os procedimentos nos hospitais municipais e de pequeno porte. Em janeiro chegamos a zerar a fila de cirurgias cardíacas na região Macrorregião Norte", celebrou.
O evento que iniciou nesta quarta-feira, 25, vai até amanhã dia 26, irá debater ainda assuntos como: Perspectivas Estratégicas do Programa Nacional de Imunização; Portaria que Institui estratégia excepcional para a ampliação do acesso à reconstrução mamária em caso de mulheres com diagnóstico de câncer de mama submetidas à mastectomia total, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e Portaria que prorroga o prazo para o início da implementação e o início do 1º Ciclo do Programa de Qualidade no Processo de Doação e Transplantes (QUALIDOT).