Conforme a nota do município, o secretário não vai exercer a função até que seja concluída a investigação da Polícia Civil sobre o caso, que supostamente aconteceu dentro do ambiente de trabalho. A Secretaria de Segurança Pública informou que o caso está em sigilo e por isso não divulgou detalhes da denúncia.
O secretário afirmou que pediu afastamento para que não fosse acusado de atrapalhar as investigações da Polícia Civil. Também disse que não foi notificado pela Justiça e que está “à disposição das autoridades para prestar a declaração”. Ele ocupava o cargo desde 2021.
A Prefeitura de Araguaína ressaltou que “não compactua com situações de assédio e está contribuindo com a investigação”. Também afirmou eu reclamações desse tipo devem ser feitas na Ouvidoria Municipal, através do 08006492200 e (63) 3411-7010, ou na Secretaria da Administração.
Nota da Prefeitura de Araguaína
A Prefeitura de Araguaína informa que o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, José Aparecido de Sousa de Oliveira, está afastado de sua função até que seja concluída a investigação da Polícia Civil sobre um suposto assédio sexual dentro do ambiente de trabalho.
Ressalta ainda que a Gestão Municipal não compactua com situações de assédio e está contribuindo com a investigação. Qualquer reclamação dessa ou de outra natureza deve ser feita à Ouvidoria Municipal por meio dos telefones 08006492200 e 3411-7010 ou pessoalmente no órgão, que fica localizado na Secretaria da Administração, à Rua 25 de Dezembro.
Nota do José Aparecido de Sousa de Oliveira
Eu decidi me afastar do cargo de secretário de Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína, nesta quinta-feira, 6, para dar tranquilidade ao trabalho desempenhado na secretaria e não correr o risco de dizerem que eu estou usando de meu cargo para coibir a investigação da Polícia Civil. Até o momento, sequer fui notificado pela Justiça e estou à disposição das autoridades para prestar a declaração.
Agradeço o empenho dos servidores, demais secretários municipais e o do prefeito Wagner Rodrigues para colocar em prática vários projetos que estive à frente, como as corridas de rua, o torneio de pesca, a construção dos pergolados, o festival gastronômico do Garimpinho, as escolinhas de futebol, reformas dos campos de futebol e praças, shows no Carnaval e no Araguaína para Cristo, a instalação de lixeiras nas principais avenidas, a revitalização e reabertura da Praça CEU junto com várias atividades culturais e esportivas no local, o Projeto Movimente-se, aulas de funcional e de muaythai, além do apoio aos atletas e artistas de Araguaína, inclusive, com curso para elaboração de projetos para buscar recursos federais.