23/05/2023 às 17h50min - Atualizada em 23/05/2023 às 17h50min

No lançamento do projeto Foco no Fogo, Claudia Lelis defende parceria e recursos para combate as queimadas

Ao lado do governador Wanderley Barboza e do secretário de meio ambiente e recursos hídricos Marcelo Lelis, a deputada reforçou seu apoio às ações de combate e prevenção às queimadas no Tocantins.

- Correio do Tocantins
A deputada estadual Claudia Lelis (PV) participou na manhã desta terça-feira, 23, do lançamento do projeto Foco no Fogo para 2023, na ala norte do Palacio Araguaia. Ao lado do governador Wanderley Barboza e do secretário de meio ambiente e recursos hídricos Marcelo Lelis, a deputada reforçou seu apoio às ações de combate e prevenção às queimadas no Tocantins.

Claudia parabenizou o Governo pela iniciativa e pelo projeto e afirmou que somente com prevenção e conscientização iremos conseguir reduzir os focos de queimadas no Tocantins.

" Eu sempre digo e defendo que não podemos deixar o problema acontecer, não adianta esperar o fogo começar para iniciar campanhas de prevenção e contratar brigadistas.  Temos que fazer um trabalho de antecipação para quando chegar o momento crítico, que é julho, agosto, setembro, no qual a chuva realmente acabou, a gente tenha um trabalho para combater os incêndios em grande proporção, para que não tenhamos tantas queimadas registradas", reforçou Lélis.


Emenda e projetos

A deputada pevista vem defendendo e cobrando na Assembleia, mais campanhas de conscientização e recursos para o combate as queimadas. A parlamentar destinou emenda parlamentar para ajudar a brigada feminina indígena, em Tocantìnea, para combate ao fogo na reserva. Também apresentou requerimento para instalação de uma unidade do corpo de bombeiros, em Taquaruçu, para ajudar no combate as queimadas.
 
Claudia aproveitou o evento e solicitou ao governador a instalação da unidade do corpo de bombeiros até julho em Taquarucu, " peço um olhar cuidadoso do governo para que essa unidade seja instalada em julho, que é quando os focos de incêndios, começam a ficar maiores. Pelo menos, nos meses mais críticos, Taquarucu, precisa ter uma brigada a sua disposição", defendeu Lélis.
 
Drones de monitoramento

A deputada também lembrou ao Governo, a aquisição de drones para monitoramento e prevenção dos focos de queimadas.

"Temos que usar a tecnologia a nosso favor, com esse equipamento, é possível identificar focos sem precisar deslocar equipes, otimizando o trabalho dos brigadistas e bombeiros", afirmou Lélis.

 
Foco no Fogo

O projeto Foco no Fogo nasceu em 2023, é uma ação que já era realizada no estado chamada de Dia D de combate às queimadas. Realizado pela Semarh, com adesão de 32 instituições que compõem o Comitê do Fogo, o projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares e incêndios florestais tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população. Em 2020 e 2022, 8.300 propriedades rurais foram visitadas, em 53 municípios, alcançando aproximadamente 26 mil pessoas, o que contribuiu para redução de 34% de áreas queimadas em todo o estado.  Assim, Tocantins saltou da 4ª posição em 2019 no Ranking Parcial de Queimadas para a 6ª posição, em 2022, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A equipe do Foco no Fogo conta com a parceria de outros órgãos que, em conjunção de esforços, atuam com o projeto, sendo eles o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), a Defesa Civil do Tocantins, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama Prevfogo), o Naturatins, o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), o Exército Brasileiro e a Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S.A.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp