Os parlamentares estaduais do Tocantins, por maioria absoluta, aprovaram na sessão ordinária da manhã desta terça-feira, 4, requerimento da deputada Claudia Lelis (PV), que solicita estudos das secretarias de Estado da Saúde e do Planejamento para aquisição de uma máquina de Pet Scan (PET-CT).
Conforme a autora, a máquina Pet Scan, também conhecida como PET-CT, é um equipamento médico de última geração que combina duas tecnologias de imagens, tomografia por emissão de pósitrons (PET) e a tomografia computadorizada (CT).
Essa combinação permite a obtenção de imagens anatômicas detalhadas e informações sobre a atividade metabólica do corpo humano, possibilitando um diagnóstico preciso de diversas doenças, principalmente o câncer, doenças neurológicas e doenças infecciosas.
Foram aprovados ainda outros requerimentos de Claudia Lelis, como o que pede à Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), perfuração de poços artesianos na comunidade Boa Vista do Bom Jesus, localizada no município de Paranã.
Outras proposituras
Na mesma sessão foram aprovadas diversas proposituras que preveem recuperação e construções de estradas estaduais, como a apresentada pelo deputado Gutierres Torquato (PDT), que recomenda melhorias e cascalhamento na TO-416 no acesso a Santa Fé do Araguaia, Murucilândia e Aragominas. Torquato ainda requereu ações de tapa buracos na rodovia TO-373, no trecho que liga Alvorada a Peixe.
Também foi aprovado o pedido de Marcus Marcelo (PL), propondo parceria do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) com o Instituto Cerrado (ICER) de Araguaína, para colaborar com o resgate e recuperação de animais silvestres.
Outras aprovações se deram com requerimentos da deputada Vanda Monteiro (UB), que entre várias solicitações propôs a implantação do curso de Enfermagem no Campus da Universidade do Tocantins (Unitins) de Palmas.
Outros deputados com propostas aprovadas foram Wiston Gomes (PSD), Valdemar Júnior (Republicanos), Luciano Oliveira (PSD) e Léo Barbosa (Republicanos).