15/08/2023 às 21h15min - Atualizada em 15/08/2023 às 21h15min
NAZARÉ-TO: Crianças carregadas em carretinha enfrentam insegurança para chegar até escola.
São pelo menos 5 crianças que saem de suas casas com destino a uma estrada vicinal para pegar o ônibus que os aguarda, um percurso que pode ser fatal, devido a insegurança no trajeto.
- Correio do Tocantins
No povoado Cruz, uma comunidade da zona rural de Nazaré-TO, no norte do Estado, crianças percorrem cerca de 2 km de carretinha, carroça ou a pé, debaixo de sol forte, para estudar. São pelo menos 5 crianças que saem de suas casas com destino a uma estrada vicinal para pegar o ônibus que os aguarda, um percurso que pode ser fatal, devido a insegurança no trajeto.
O destino desses alunos é a Escola Municipal 21 de abril e ainda a Creche municipal, no município de Nazaré-TO, uma distância de aproximadamente 7km, além de 2 km percorrido de carroça. Os vereadores do município de Nazaré Lourivaldo Torres (MDB), Artur da Farmácia (PV), Ideglanes Pereira da Silva (SD) e Gessimar de Sousa Noleto (SD) foram procurados pela nossa reportagem para comentar a situação e se dizem indignados com o ocorrido.
“Estamos indignados com essa situação. Como representante do povo, não mediremos esforços em busca de uma solução para este problema, tomaremos as devidas providências, nossas crianças não podem passar por isso, é um absurdo”, disse o Vereador Lourivaldo Torres.
Já o vereador Artur da Farmária disse que o município recebe recursos através do FNDE para custear o transporte escolar e que não compreende a dificuldade da prefeitura solucionar o problema.
“Não entendo porque há essa dificuldade no transporte escolar para buscar as crianças em suas residências, evitaria este risco, é uma grande irresponsabilidade, sabemos que os municípios recebem recursos do governo federal através do FNDE para financiarem parte do programa de transporte escolar. Esse dinheiro pode ser usado para adquirir veículos ou para a manutenção, incluindo o aluguel, disse o vereador Artur da Farmácia.
Os vereadores Ideglanes e Gessimar também comentaram sobre a denúncia.
Isso é falta de gestão e quem paga o preço são as crianças que estão em busca de um futuro melhor, disse o vereador Ideglanes.
Já o vereador Gessimar diz que está surpreso com essa situação, o que mais esse prefeito vai aprontar, nem nossas crianças escapam dessa má gestão, estou chocado”.
Uma das mães relatou a dificuldade que é levar as crianças até o percurso e diz ainda que se preocupa com segurança dos filhos.
Nossa reportagem tentou contato com secretaria de educação do município e com a prefeitura de Nazaré, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
O espaço continua aberto para todos os envolvidos nesta reportagem.