A deputada estadual Claudia Lelis (PV) apresentou na sessão desta terça-feira, 29, em regime de urgência , um requerimento onde solicita ao Governo do Estado o início dos estudos para a elaboração e implementação do Plano Estadual de Bioeconomia do Tocantins.
O Brasil detém 60% do bioma amazônico e sua conservação depende do modelo de desenvolvimento econômico regional que irá predominar nos próximos 20 anos. O bioma Amazônia ocupa cerca de 9% do território do Tocantins sendo que o restante do território (91%) é ocupado pelo bioma Cerrado.
“A bioeconomia tem surgido como uma solução para o desenvolvimento amazônico, pela capacidade de promover uma transição justa para modelos econômicos de baixo carbono e contribuir para conservar sua biodiversidade única. Aqui no Tocantins temos uma diversidade que contempla Cerrado e Amazônia e precisamos promover um desenvolvimento econômico que respeite os limites do ecossistema”, defendeu Claudia.
A deputada também lembrou que o requerimento tem como objetivo promover a sustentabilidade no Tocantins, pois o plano busca identificar oportunidades de negócios e investimentos que permitam a preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos.