09/03/2022 às 08h21min - Atualizada em 09/03/2022 às 11h18min

Polícia Federal faz operação contra desmatamento ilegal em terra indígena no Tocantins

Equipes estão nas ruas cumprindo um mandado de prisão e 11 de busca e apreensão em várias cidades. Organização criminosa teria aliciado alguns indígenas para participar dos crimes.



A Polícia Federal do Tocantins faz na manhã desta quarta-feira (9) uma operação pra combater o desmatamento ilegal no território indígena do povo Xerente, em Tocantínia, a 85 quilômetros de Palmas. A investigação começou após uma série de flagrantes e apreensões de órgãos ambientais na região. As equipes da PF trabalham para cumprir um mandado de prisão e ainda ordens de busca e apreensão em 11 endereços.

A operação foi autorizada pelo juiz João Paulo Abe, da 4ª vara da Justiça Federal do Tocantins.  O documento afirma que a PF viu indícios de extração em larga escala de madeira com alto valor comercial, principalmente em uma região conhecida como 'Jenipapo'.

Há mandados nas cidades de Tocantínia, Miranorte, Miracema, Palmas e Divinópolis. O alvo do mandado de prisão é suspeito de chefiar o esquema e aliciar os indígenas. Endereços ligados a alguns dos indígenas também devem ser alvo de buscas, por suspeita de que eles teriam colaborado com os crimes. A Polícia Militar está prestando apoio na operação.

Ainda conforme a decisão, imagens de satélite indicaram que o houve redução da cobertura da vegetação nativa e construção de acessos no interior da mata.
A operação foi chamada de 'Krikahâ', palavra que significa Tocantínia em Akwẽ-Xerénte, idioma nativo do povo indígena Xerente.

Segundo a PF, os envolvidos podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente e por associação criminosa cujas penas somadas podem ultrapassar 6 anos de prisão.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp