Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
19/03/2024 às 16h09min - Atualizada em 19/03/2024 às 16h09min

Papa Francisco nomeia monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira como novo bispo da Diocese de Tocantinópolis

O anúncio foi realizado, simultaneamente, em Tocantinópolis por Dom Giovane Pereira de Melo e em Brasília por Dom Paulo Cézar Cardeal Costa

- Correio do Tocantins

Na manhã desta terça-feira, 19, solenidade de São José, a Nunciatura Apostólica do Brasil comunicou a decisão do Papa Francisco de nomear o mons. Carlos Henrique Silva Oliveira, do clero da Arquidiocese de Brasília, como quinto bispo da Diocese de Tocantinópolis. O anúncio foi realizado, simultaneamente, em Tocantinópolis por Dom Giovane Pereira de Melo e em Brasília por Dom Paulo Cézar Cardeal Costa.

Criada em 14 de novembro de 1980, pelo papa São João Paulo II, a Diocese de Tocantinópolis está localizada no Bico do Papagaio. A jurisdição diocesana possui uma área de 15.761km2 e a população em torno de 214 mil habitantes, em 25 municípios. A Diocese contabiliza 15 paróquias, 17 padres diocesanos, 02 religiosos presbíteros, 03 diáconos permanentes, 06 seminaristas e 02 congregações religiosas femininas.

Os municípios que fazem parte do território diocesano são: Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins e Tocantinópolis. 

Conforme a interpretação do Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos (n. 233), a Diocese de Tocantinópolis estava vacante desde o dia 14 de abril de 2023, quando Dom Giovane Pereira de Melo tomou posse como primeiro bispo de Araguaína.


 

Monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira

Nascido em Brasília, no dia 13 de agosto de 1972, monsenhor Carlos Henrique cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima (1995-1997). Foi ordenado presbítero em 7 de dezembro de 2002, sendo incardinado na Arquidiocese de Brasília. É pós-graduado em Direito Canônico familiar pela Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília e mestre em Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, extensão Goiânia.

Na Arquidiocese de Brasília, ocupou os seguintes cargos: administrador paroquial (2002-2004) e depois pároco (2004-2007) da Paróquia Santíssima Trindade em Gama-DF; pároco da Paróquia Santo Inácio de Loyola (2010-2014) e da Paróquia São Pedro de Alcântara em Brasília-DF (2014- 2022); coordenador da Comissão de Proteção a Menores e Pessoas Vulneráveis; vigário episcopal para a Pastoral Social e Cáritas; juiz do Tribunal Eclesiástico; vigário episcopal do Vicariato Centro; membro do Conselho Presbiteral. Foi também sacerdote Fidei donum na Diocese de Roraima-RR (2007-2010). Desde 2023 até o momento é pároco da Paróquia Santo Cura D’Ars em Brasília-DF.
 

Saudação da CNBB ao Monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira

Estimado Monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo bispo da diocese de Tocantinópolis (TO), neste dia em que a Igreja no mundo celebra São José, o carpinteiro, homem simples, pai cuidadoso, protetor e amoroso, esposo da Bem-Aventurada virgem Maria, padroeiro da Igreja Universal. Unimo-nos em oração e pedimos as bênçãos de Deus ao teu novo ministério.

Possa a reflexão do Santo Padre, o Papa Francisco, na Carta Apostólica Patris Cordis, sobre aquele que foi o guardião das primícias da Igreja, iluminar seu ministério:

“Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação”. (…) O que Deus disse ao nosso Santo – «José, Filho de David, não temas…» (Mt 1, 20) –, parece repeti-lo a nós também: «Não tenhais medo!»”

Nos despedimos, com um trecho da oração dedicada ao Padroeiro da Igreja: “Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal”. 

Que São José o inspire a ser um terno, protetor e cuidadoso pai junto ao povo de Deus na diocese de Tocantinópolis. Seguem nossas orações e votos de um profícuo episcopado.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler 
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva 
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa 
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers 
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp