Para a região do Bico do Papagaio até o sul do estado, foram emitidos dois alertas de chuvas intensas. Nessa semana, cerca de 30 casas ficaram alagadas após o Córrego Pouso do Meio transbordar em Gurupi, após chuva com grande volume de água. Os avisos publicados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vão até esta quinta-feira (21).
O alerta laranja, que significa perigo, é para as cidades entre o Bico do Papagaio à Araguaína e regiões sul e sudoeste. Nesses locais o volume de água pode variar entre 30 e 60 mm/h, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. O aviso vai até às 23h59 desta quinta.
Já o alerta amarelo, de perigo potencial, é para algumas cidades do norte como Nova Olinda e Colinas, região central e sudeste do estado. Para esses locais há baixo risco de corte de energia elétrica, mas o volume de água pode variar de 20 e 30 mm/h. O aviso é válido até as 10h desta quinta.
Em Palmas a previsão é de pancadas de chuvas durante todo o dia nesta quinta-feira (21). A temperatura máxima será de 31 graus e mínima de 24.
Em Augustinópolis, deve chover durante todo o dia, mas com pancadas de chuva e trovoadas durante tarde e noite. Temperatura máxima será de 29 graus e mínima de 24.
A chuva também deve cair em Gurupi, durante todo o dia. Na quinta, a temperatura máxima será de 30 graus e mínima de 24.
Casas alagadas
Chuva forte faz córrego transbordar e invadir casas em Gurupi
Gurupi teve um volume de chuva de 74,4 milímetros na última terça-feira (19), segundo a prefeitura. Por causa das chuvas uma represa rompeu nas proximidades da bacia do córrego Pouso do Meio. Cerca de 30 casas dos setores Jardim Tocantins e Jardim da Luz, ficaram alagadas. Os danos registrados foram materiais e que nenhum imóvel precisou ser interditado.
O município também informou que mesmo com o nível da água baixando, a área ainda é considerada de risco. A Secretaria Municipal de Infraestrutura foi chamada para realizar a limpeza nas áreas mais afetadas e retirar a terra que se acumulou nas vias por causa da enxurrada.
A Diretoria Municipal de Meio Ambiente disse que as fiscalizações de represas e barramentos na região da bacia do córrego Pouso do Meio devem ser intensificadas. O objetivo, segundo a prefeitura, é identificar possíveis barramentos que possam vir a romper devido às chuvas intensas.
Recomendações durante temporais
Durante as rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela
Não faça manutenções quando estiver chovendo
Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados
Para informações ou em caso de acidentes ligue para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193