O maior evento voltado ao agronegócio, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) começa nesta terça-feira (14) em Palmas. Até sábado (18), estão programadas diversas ações, entre palestras, oficinas e exposições, que serão ofertadas aos mais de 200 mil visitantes esperados.
Como tema Bioeconomia, a feira acontece no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, que tem acesso pela BR-010, sentido a Porto Nacional. Os visitantes podem ver as atrações da feira das 9h às 19h. O estacionamento é gratuito.
A feira chega à 24ª edição com algumas novidades, como a reestruturação da orla do lago, que vai disponibilizar áreas para receber a população de Palmas e de outras cidades. De acordo com o governo, a expectativa é realizar cerca de R$ 3 bilhões em negócios no período.
Um espaço de 400 mil metros quadrados é organizado em seis pavilhões temáticos: Confira:
Pavilhão da Agricultura Familiar
Pavilhão da Pecuária
Pavilhão Institucional
Pavilhão da Pesca e Aquicultura
Pavilhão do Desenvolvimento
Pavilhão de Ciência, Tecnologia e Inovação no Agro
Para esta terça-feira (14) serão ofertadas palestras voltadas à bioeconomia e pecuária, vitrine tecnológica promovida pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e unidades produtivas, pelo Ruraltins.
O foco do evento também é apoiar e divulgar as ações de pesquisa, adaptação, validação e transferência de tecnologia para o setor produtivo.
Dentre os mais de 900 estandes, haverá expositores dedicados a sementes de soja, milho, arroz, feijão, sorgo e outros grãos. Na pecuária, os visitantes e integrantes de caravanas poderão conhecer equídeos e bovinos, com gados de corte e leiteiros.
Também terá atividades voltadas à educação e a comercialização de máquinas e equipamentos, implementos agrícolas, animais de grande e pequeno porte, serviços agropecuários, cursos e outras atividades. A culinária e turismo do estado também terão um espaço reservado, nos estandes.
De olho na proteção, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), vai disponibilizar equipes para aplicar vacinas de rotina para adolescentes e adultos que estiverem presentes. Para ser imunizado, é preciso apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de adultos.
De acordo com o governo, a feira é realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.