A cerimônia de posse do prefeito reeleito de Augustinópolis, Antônio do Bar (Republicanos), do vice-prefeito Roni Teodoro (PP) e dos 11 vereadores acontecerá no próximo dia 1º de janeiro, às 19h, na quadra poliesportiva do Colégio Manoel Vicente.
Antônio do Bar foi eleito com 6.029 votos, o que representa 56,34% dos votos válidos na eleição de 2024. A votação total no município contabilizou 11.092 eleitores, com 97 votos brancos (0,87%) e 294 nulos (2,65%). A abstenção atingiu 2.206 eleitores, equivalente a 16,59% dos aptos a votar.
Sexto Mandato
Um fato inédito no município é que o resultado das urnas não só consagra a reeleição do atual gestor, mas o 6º mandato como prefeito de Augustinópolis, uma das principais cidades da região do Bico do Papagaio, com 42 anos de emancipação política, dos quais 20 anos sob a gestão de Antônio do Bar, consagrando-o como uma das mais importantes lideranças políticas do Bico do Papagaio.
Antônio Cayres de Almeida, conhecido como “Antônio do Bar”, nasceu em 25 de agosto de 1950, em Érico Cardoso, Bahia. Em 1977, mudou-se para o Norte Goiano, na época um povoado chamado “Centro do Augusto”, em homenagem ao fundador Augusto Pereira Costa. Desde então, ele se tornou uma figura importante na comunidade, sendo chamado de “Seu Antônio” ou “Antônio do Bar”.
Casado há 49 anos com Deijanira de Almeida Pereira (Dona Deija), que também foi prefeita de Augustinópolis de 2013 a 2016.
A carreira política de Antônio do Bar começou em 1989, quando foi eleito prefeito de Augustinópolis pela primeira vez. Desde então, ele tem sido reeleito várias vezes, realizando obras nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e esporte. Entre suas realizações estão a construção de escolas, postos de saúde, pavimentação de ruas, praças e um estádio de futebol. Durante a gestão de sua esposa, foi construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) bem equipada.
Hoje, Antônio do Bar está em seu quinto mandato como prefeito de Augustinópolis, a terceira maior cidade do Bico do Papagaio, com cerca de 17 mil habitantes, conforme o censo de 2022 do IBGE.