Correio do Tocantins Publicidade 1200x90

Desmatamento predatório e negligência deixam cidade com mais de 22 mil habitantes sem água no sul do Maranhão

- Correio do Tocantins
05/01/2025 19h15 - Atualizado há 3 meses
2 Min
Desmatamento predatório e negligência deixam cidade com mais de 22 mil habitantes sem água no sul do Maranhão
Área desmatada próxima a nascente

Ano novo, velhos problemas! Riachão, terra de belas cachoeiras e forte potencial turístico no sul do estado do Maranhão iniciou o ano de 2025 com a interrupção do fornecimento de água para sua população pela CAEMA - Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão.

Esta seria mais uma das várias interrupções do fornecimento de água que a cidade sofreu ao longo de décadas de descaso, não fosse o motivo e a magnitude do problema enfrentado desta vez. 

O forte desmatamento próximo a nascente do rio Frutuoso, fonte do fornecimento de água para o município gerou a poluição da mesma, tornando a água só a água imprópria para o consumo. O gerente da CAEMA no município informou que o fornecimento, interrompido primeiramente devido a um vazamento de grandes proporções e já resolvido pela equipe técnica da empresa, não pôde ser restabelecido devido a alta turbidez da água(água barrenta) e pela empresa não possuir os equipamentos necessários para a filtragem adequada da água.




Com o caos instalado moradores e políticos do município foram para as redes sociais denunciar o descaso do poder público e dos orgãos responsáveis tanto pelos licenciamentos ambientais quanto com sua fiscalização, mais especificamente o governo do Maranhão, IBAMA e a secretaria municipal de meio ambiente do município. 

A prefeita recém empossada de Riachão Paula Coelho(MDB) determinou a abertura de processos administrativos para apurar a responsabilidade dos envolvidos e forcecimento de água de forma emergencial com carros pipa para a população.


 


Segundo informações está sendo construída de forma emergencial, uma barreira de contenção para impedir que mais entulhos sejam levados pelas chuvas para o leito do rio. A CAEMA informou, que não há previsão para o restabelecimento do fornecimento de água no município no momento.




Notícias Relacionadas »
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp