Os aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc-TO), realizado no ano de 2023, farão uma manifestação nesta terça-feira (14/01), às 8h30, para cobrar a convocação de mais candidatos.
A concentração do ato ocorrerá em frente à sede da Seduc e seguirá rumo ao Palácio Araguaia, Procuradoria Geral do Estado, Assembleia Legislativa e será finalizada em frente ao Ministério Público do Tocantins (MPTO).
De acordo com a comissão organizadora do movimento, a manifestação visa sensibilizar os órgãos competentes sobre a urgência da convocação e redistribuição dos aprovados no referido concurso.
“Com o início do ano letivo se aproximando, é fundamental que o Governo do Tocantins convoque os profissionais aprovados, considerando o grande déficit de servidores na rede estadual de ensino. Estamos há mais de um ano aguardando a tão sonhada convocação. O governador Wanderlei Barbosa disse que teria uma chamada em dezembro, mas até agora não se manifestou. Será que, mais uma vez, iniciaremos o ano letivo com essa carência de profissionais na educação?”, questionou uma das aprovadas.
A comissão destacou, ainda, que a espera pela convocação representa um grande impacto na vida dos aprovados que investiram recursos financeiros e emocionais durante todo o processo, desde a preparação para a prova, realizada em 11 de junho de 2023, até o presente momento.
O concurso ofertou 5.242 vagas para os cargos de professor, coordenador pedagógico e orientador educacional da educação básica e educação indígena. Atualmente, com o reajuste de 11% somado à data-base de 5,93%, a remuneração inicial é de R$ 5.674,35.
Aguardado pelos profissionais por 14 anos, o concurso da Educação teve o edital lançado no dia 9 de fevereiro de 2023 e atraiu 35.986 inscritos. As provas objetivas foram aplicadas no dia 11 de junho.
Mais de 4 mil profissionais aprovados no certame já foram convocados para posse.